/ Notícias / PAIC realiza ação informativa com curiosidades sobre ferramentas digitais
PAIC realiza ação informativa com curiosidades sobre ferramentas digitais
30.04.2020 | 11:35 | #coronavirus
PAIC realiza ação informativa com curiosidades sobre ferramentas digitais

No atual cenário de pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitas atividades foram transferidas para plataformas digitais. O Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania da Universidade Católica de Pelotas (PAIC/UCPel) vai abordar, nas próximas semanas, a importância das tecnologias e a história da informática, trazendo à tona curiosidades sobre o advento da internet, mídias sociais e outros tópicos.

“Nossa iniciativa tem como objetivo a produção de conteúdo informativo para a comunidade, com total protagonismo dos acadêmicos. A ação valoriza a extensão da UCPel que atua fortemente na comunidade de Pelotas e região”, ressalta o coordenador do projeto, professor Fabio Ranieri da Silva Mendes, que conta com a parceria dos alunos Laura Prietto e Kelvin Medeiros, do Direito, e Juliane Luçardo, do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Serão vídeos e peças em sua maioria na modalidade ‘Você Sabia?’ sobre o advento das ferramentas digitais, internet e os computadores. Os informativos serão divulgados em várias plataformas digitais com frequência semanal.

“Estamos utilizando muito essas tecnologias no formato remoto adotado nesse período, inclusive para manter contato com nossos familiares, e tudo graças ao surgimento dessas ferramentas. Acreditamos na importância da comunidade conhecer a história por trás disso. Se nos dias atuais estamos utilizando, e muito, todas essas tecnologias é porque em algum momento da história pessoas pensaram e voltaram seus esforços para criá-las”, pontua.

Inclusão digital

O PAIC é um projeto de extensão da UCPel que atua há mais de 15 anos no combate ao analfabetismo digital e na promoção da cidadania. A iniciativa é voltada para comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade social da região. Desde o início do projeto, cerca de 2,5 mil pessoas já foram capacitadas através dos cursos de informática gratuitos.

Redação: Mariana Santos