/ Notícias / Padres de Pelotas participam da missa com o Papa
Padres de Pelotas participam da missa com o Papa
01.08.2013 | 11:51 | #capelania-e-identidade-crista
Padres de Pelotas participam da missa com o Papa
O Papa Francisco celebrou uma missa especial para bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas na manhã do sábado, dia 27. Entre os escolhidos para participar do momento estavam os três padres de Pelotas que acompanhavam o grupo de peregrinos da Arquidiocese. Os presbíteros Guilherme Panatieri, Enéias Carniel e Waldeir da Paixão puderam acompanhar a celebração eucarística a apenas cinco bancos de distância do altar, entre cerca de 700 bispos, 3,2 mil padres, 400 religiosos e 500 seminaristas. A missa ocorreu na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.

De acordo com padre Guilherme, foi um momento emocionante para os três. “Tivemos muito carinho de Deus. Fomos escolhidos para estar lá e, quando houve um pequeno tumulto para todos chegarem aos seus lugares, obedecemos a orientação e acabamos ficando mais para frente do que outros padres”, contou.

Segundo ele, o Papa falou diretamente para o clero não esquecer de três coisas: que a vocação é um chamado de Deus e não meramente uma escolha pessoal; que os bispos e padres devem ser  missionários; e que eles precisam assumir a cultura do encontro. “Temos que levar a Igreja para a rua e não esperar que as pessoas cheguem até nós. Somos chamados a sair nesse mundo individualista, economicista, e encontrar aqueles que não nos conhecem, que não gostam de nós e que não querem ouvir”, disse.

Segundo o sacerdote, o Papa pediu, ainda, que eles dediquem tempo para escutar a juventude e reforçou que a Igreja deve ter a ousadia de ir para as ruas, assim como aconteceu na JMJ. “Ele falou ao nosso coração, à nossa história, à nossa vida”, pontuou o padre.

* Da esquerda para a direita, padre Waldeir, padre Guilherme e padre Enéias.