Padre Rogério assume o cargo de capelão
16.03.2012 | 18:23
No Evangelho, a mensagem: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Na posse, a missão: zelar por esse mandamento dentro da Universidade. Na cerimônia de investidura no cargo de capelão do padre Rogério Mosimann da Silva, essa foi a tônica. Na missa, celebrada pelo arcebispo e chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, no dia 16, o jesuíta assumiu o posto com o papel de trabalhar em equipe para que a Capelania seja sempre um espaço de fé.
Na homilia, Dom Jacinto falou sobre a natureza do mandamento descrito por Jesus e sobre o combate à idolatria. De acordo com ele, ídolos são invenções humanas e, portanto, não podem ser maiores do que o criador do universo. “A missão do capelão é estar atento para que não entrem ídolos e não haja idolatria na Universidade Católica. E colocar Deus acima de todas as coisas. Ele (o capelão) precisa fazer isso com a ajuda de todos nós”, disse.
Durante o rito de posse, houve a leitura do termo, pelo reitor José Carlos Bachettini Júnior, e a entrega da estola e da chave do sacrário, por Dom Jacinto.
Na ocasião, o novo capelão falou sobre o trabalho em conjunto e a concepção da Capelania como local para oportunizar e promover a fé. Junto a isso, ser um ambiente de diálogo com outros credos religiosos presentes em uma Universidade pluralista. “O trabalho é em favor da vida, pelo bem da UCPel”, sintetizou.