/ Notícias / Padre Plutarco Almeida assume a direção da RU
Padre Plutarco Almeida assume a direção da RU
15.02.2016 | 19:32 | #institucional
Padre Plutarco Almeida assume a direção da RU
Foi em uma missa na tarde desta segunda-feira (15) que o padre Plutarco de Souza Almeida foi apresentado à comunidade acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) como novo diretor da Rádio Universidade (RU). Bacharel em Comunicação Social e natural de Salvador, Bahia, padre Plutarco falou sobre sua visão de atuação de uma rádio universitária: espaço democrático, pluralista e dialogal.

A celebração eucarística foi presidida pelo arcebispo metropolitano e chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, que deu as boas-vindas ao novo diretor. Durante a homilia, ele fez referência especialmente à Primeira Leitura, do Livro do Levítico, que relata o pedido de Deus a Moisés para uma comunicação ao povo de Israel. "Nós também somos chamados a fazer essa comunicação. E quem trabalha em uma rádio fala para um público maior", disse, fazendo referência ao texto que orienta, entre outros pontos, a não maldizer: falar a verdade, mas falar bem. "A RU deve ser um veículo da verdade", destacou, desejando ao novo diretor que se sentisse acolhido com carinho.

Na ocasião, Dom Jacinto entregou ao padre Plutarco três subsídios que são plataforma de atuação da Arquidiocese: o Guia da Arquidiocese, o Plano Pastoral Arquidiocesano e o conteúdo e concretização do Jubileu da Misericórdia.

Bem-humorado, o novo diretor contou sobre o desafio de ter sido chamado a um local distante dos quais já havia trabalhado. Mencionou suas atuações no Sul do Pará e no Maranhão, e onde enfrentou cenários de conflitos agrários e de interesses. "A Rádio é uma concessão pública e deve estar a serviço da comunidade. Especialmente uma rádio universitária tem que ser um espaço onde todas as opiniões devem ter lugar. A rádio que eu entendo é aberta, a serviço do crescimento econômico, político, cultural de uma comunidade", disse. Segundo ele, a rádio não pode ser uma ilha, mas deve ser um lugar de expressão, de divulgação e diálogo fraterno. "Vamos buscar oferecer ao povo de Pelotas um espaço de cidadania, respeitoso e democrático", pontuou.

Quem é
Padre Plutarco de Souza Almeida nasceu em Salvador, Bahia, em 1956. É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Católica de Salvador (1979), bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (Belo Horizonte, 1986), bacharel em Teologia (Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, 1991) e mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Xaveriana (Bogotá, Colômbia, 1993).

Exerceu a direção geral na Rádio Educadora do Maranhão (1994-1997); Rádio São Gonçalo (São Gonçalo dos Campos, Bahia, 1999-2001) e Rádio Itaguary (Ponta de Pedras, Pará, 2002).