O Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, em parceria com o Grupo de Estudos em Políticas Migratórias e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (Gemigra/UCPel), promove o ‘I Seminário Regional Migrações e Refúgios no Brasil: Perspectivas e Desafios’. A atividade ocorre nesta quarta-feira (08), a partir das 9h.
O evento tem o objetivo de fomentar a discussão sobre os direitos humanos e a proteção dos imigrantes. De acordo com a Coordenadora do Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas, Ana Cláudia Lucas, a atividade proporciona um espaço para debater a importância da inclusão destes povos e cidadãos. “É um assunto intimamente ligado aos propósitos do Pacto Universitário”, destaca.
O Pacto Universitário é uma iniciativa que objetiva a educação em direitos humanos por meio de atividades que se destinam a promover discussões e a conscientização da comunidade. O grupo destaca principalmente assuntos relacionados ao desenvolvimento da democracia, igualdade de oportunidades, justiça social e combate à discriminação.
As inscrições podem ser feitas na Vanguarda Técnicos ou diretamente no local da atividade. O investimento é de R$10.
Programação
10h – Roda de conversa com Senegaleses. Local: Salão da Igreja São Cristovam – Rua Lindolfo Color, 80, Três Vendas.
15h – Apresentação das pesquisas e resultados das ações de extensão do Gemigra. Local: Sala 425C
19h30min - Auditório Dom Antônio Zattera
Professora Aline Passuelo (UCS): ‘Fluxos Migratórios no Brasil Contemporâneo: dados e perspectivas’.
Professora Márcia Liz (GAIRE/UFRGS): ‘Os desafios com a regulamentação da nova lei migratória’.
Professor Fábio Amaro da Silveira Duval (UFPel): ‘Apontamentos sobre refúgio’.