/ Notícias / Pacto Universitário da UCPel propõe diálogo sobre "Maio de 1968"
Pacto Universitário da UCPel propõe diálogo sobre "Maio de 1968"
24.05.2018 | 10:35 | #pacto-universitario
Pacto Universitário da UCPel propõe diálogo sobre "Maio de 1968"
Diálogo sobre "Maio de 1968" será a próxima atividade proposta pelo Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O painel ocorrerá na quarta-feira (30), a partir das 19h30min, no Auditório Dom Antônio Zattera.

A conversa, com os professores Edgar Gandra (UFPel), Osmar Schaeffer (UCPel/UFPel), Renato Della Vechia (UCPel) e padre Waldeir Paixão, tratará da movimentação estudantil na França, em maio de 1968, da adesão dos trabalhadores, a repercussão no Brasil e posicionamento da Igreja Católica. "A abordagem vai desde a visão de um estudante que presenciou o maio de 1968, como o professor Osmar, suas reflexões, o impacto que o movimento causou no Brasil", explica a mediadora, professora Adriane Möbbs.

Segundo a docente, o movimento - que celebra 50 anos este ano - reflete o poder da mobilização popular e da juventude, importantes no atual contexto do país. "Atualmente vivemos um 'apagamento' do exercício da cidadania e criminalização dos movimentos sociais e populares", completa. Além disso, a atividade agrega conhecimento, história e compreensão da importância da participação política aos acadêmicos.

Para participar do evento, aberto à comunidade em geral, é necessário a doação de um quilo de alimento não perecível. Os participantes receberão certificado online. A professora Adriane, que integra o comitê Gestor do Pacto, ressalta que todos podem propor novas atividades a serem desenvolvidas dentro da temática dos Direitos Humanos e Cultura da Paz.

Redação: Piero Vicenzi