/ Notícias / Outubro Rosa prossegue na UCPel
Outubro Rosa prossegue na UCPel
A participação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) na Campanha Outubro Rosa pelo terceiro ano consecutivo foi aberta no dia 02, com o painel multidisciplinar que debateu a prevenção, o diagnóstico e os cuidados relativos ao câncer de mama. O evento ocorreu no Auditório Dom Antônio Zattera. Ainda estão previstas as realizações de uma Blitz da Saúde, no próximo sábado (11), e de uma caminhada, no dia 18.

Oficialmente aberto pela diretora do Centro de Ciências da Vida e da Saúde, professora Moema Chatkin, e pela coordenadora do curso de Medicina, professora Luiza Novaes, o Outubro Rosa na UCPel foi dedicado à medica Vanessa Collette, ex-coordenadora da graduação, que morreu aos 36 anos em agosto passado, justamente em decorrência de um câncer de mama. “Esse evento é dedicado a uma guerreira que soube enfrentar a doença com muita alegria, dedicação e empenho. Esse Outubro Rosa é para a Vanessa”, disse Luiza.

O primeiro palestrante a falar no painel foi o mastologista Marcelo Sclowitz. O profissional começou contando um pouco da história da campanha ao redor do mundo e apresentou a enfermidade como “um sério problema de saúde pública que tem tido significativo aumento de incidência e mortalidade nas últimas décadas”. “Há apenas uma discreta redução nos países mais desenvolvidos”, comentou. Sclowitz também falou sobre a importância do diagnóstico precoce para favorecer o tratamento e aumentar, inclusive, as chances de cura.

Na sequência, a enfermeira Isabel Arrieira palestrou acerca dos Cuidados paliativos da mulher com câncer de mama. A fisioterapeuta Estefânia Moraes falou sobre Cuidados fisioterápicos no câncer de mama e a coordenadora do curso de Psicologia da UCPel, professora Carmem Lopes, abordou os Aspectos psicológicos da mulher com câncer de mama.

Blitz e caminhada
No dia 11, estudantes da área da Saúde da UCPel prestarão diversos tipos de orientações à comunidade, durante a Blitz da Saúde. O evento será realizado no Shopping Pelotas, das 13h às 17h. Já no dia 18, haverá caminhada com percurso da Associação Rural de Pelotas em direção à avenida Dom Joaquim. Durante todo o mês de outubro, o Ambulatório de Mastologia, localizado no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite da UCPel (avenida Fernando Osório, 1.586) aumentará o número de atendimentos realizados.

Sobre o Outubro Rosa
A Campanha Outubro Rosa engloba uma série de atividades internacionais promovidas com a finalidade de alertar as pessoas para a gravidade do câncer de mama, uma das doenças que mais mata no mundo. A mobilização ocorre desde 1990.