/ Notícias / Os efeitos do cárcere em famílias de pessoas reclusas em debate
Os efeitos do cárcere em famílias de pessoas reclusas em debate
16.11.2022 | 10:54 | #institucional
Os efeitos do cárcere em famílias de pessoas reclusas em debate

O Projeto Mateus 25:36 irá promover nesta sexta-feira, 18 de novembro, às 19h15min, na sala 407 C do Campus I da Católica de Pelotas (UCPel), a palestra “Os efeitos do cárcere sobre as famílias das pessoas privadas de liberdade". A atividade é voltada a acadêmicos da universidade e à comunidade em geral.

O evento contará com a participação de Fernanda Monteiro Silva, secretária executiva da Associação Frente dos Coletivos Carcerários do Rio Grande do Sul e diretora representante da Comissão Carcerária de Pelotas, e com a presença de  Jiulia Estela Heling, mestra em Política Social e Direitos Humanos, doutoranda em Sociologia e secretária do Conselho da Comunidade de Pelotas.

A coordenadora do projeto, professora Marina Nogueira, considera relevante a abordagem sobre o tema. “A importância da atividade é aproximar a comunidade acadêmica e o público em geral de temas sensíveis em relação a questão penitenciária. Nosso objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos se expressarem em conjunto com as convidadas, Fernanda e Jiulia, refletindo sobre a afetação das famílias das pessoas em privação de liberdade. Esses efeitos negativos de sequestros institucionais através da prisão geram consequências às pessoas que estão em liberdade e tem algum familiar aprisionado e é nesse contexto que o evento pretende focar, trazendo à tona essa realidade tão distante dos bancos acadêmicos.” comentou a docente. Marina será uma das mediadoras da palestra, ao lado do professor Felipe Lazzari.

O evento marcará o lançamento da campanha de arrecadação de alimentos para famílias hipossuficientes de pessoas privadas de liberdade, promovida pelo Projeto Mateus 25:36. Portanto, pede-se a contribuição de um quilo de alimento aos ouvintes da palestra. A inscrição ocorrerá no ato da atividade.

Redação: Jackson Crizel