Após dois meses de mobilização, a Operação Novelo chega ao fim. Para marcar o encerramento da campanha será realizada a cerimônia de entrega simbólica dos novelos para o grupo Bouquet do Amor e para o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres), encarregados de confeccionarem os agasalhos. A atividade ocorre nesta sexta-feira (20), às 19h30min, no estande da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na 16ª Fenadoce, com desfile infantil de looks conceituais desenvolvido por estudantes do curso de Design de Moda e apresentação do cantor Tony Konrath.
Organizada por alunos de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a campanha arrecadou cerca de 700 novelos de lã. "Nossa meta é concluir a campanha com aproximadamente mil novelos de lã. Por isso solicito em nome da comissão organizadora que as pessoas doem mais novelos até sexta-feira, para que possamos atender o maior número de crianças", diz a coordenadora da campanha, Cristina Porciúncula. "Com a campanha chegando ao final, é estimulante observar que conseguimos atingir na prática, não só as teorias de ação solidária, apresentadas em sala de aula, mas também aquelas vistas em toda a graduação. E estas experiências, além de nos acompanhar, serão aplicadas em nossas vidas profissionais", diz o aluno do curso de Jornalismo, Bruno Kairalla.
Interessados que ainda desejam contribuir com a campanha, podem encaminhar suas doações, até amanhã (20), ao estande da UCPel, na 16ª Fenadoce, o Saguão do Campus I e II da Católica, Posto Dom Joaquim, Casa da Vovó, Camminata, Loja Buraco D'agulha e Circulo Operário.
A campanha
A Operação Novelo foi elaborada por acadêmicos da disciplina de Comunicação Comunitária e Cidadania do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UCPel, sob coordenação da professora Cristina Porciúncula. A campanha visa conscientizar o meio acadêmico e a sociedade sobre a importância de exercer a cidadania sem o almejo de fins lucrativos.
A importância do novelo
Um simples novelo parece ser pouco, não ter uma grande representação. No entanto, com criatividade, diversas são as peças que podem ser confeccionadas com essa matéria-prima.
Um novelo de lã transforma-se em três sapatinhos de bebê. Dois novelos são suficientes para confeccionar uma calça de bebê. Três produzem um casaquinho de bebê. Cinco novelos de lã viram um blusão para uma criança de seis anos.