/ Notícias / Odontologia como saúde foi foco de debates em congresso da CarioBra na UCPel
Odontologia como saúde foi foco de debates em congresso da CarioBra na UCPel
29.05.2018 | 12:06 | #odontologia
Odontologia como saúde foi foco de debates em congresso da CarioBra na UCPel
O último final de semana foi de aprendizado para acadêmicos e profissionais da área da odontologia. O 2º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Cariologia (CarioBra), realizado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), recebeu profissionais de destaque no Brasil e no exterior para debater o tratamento da cárie e erosão.

Um dos destaques do evento foi a palestra do professor da Universidade de Nova Iorque e doutor especialista em dentística restauradora, Ronaldo Hirata. Aguardada com ansiedade pelos participantes do Congresso, Hirata falou por quase duas horas sobre suas experiências ao longo da profissão. Vídeos mostrando atendimentos reais ilustraram a conversa.

Técnicas de restauro, utilização de resina e cerâmica e indicações de procedimentos e materiais foram alguns dos pontos abordados pelo professor. No entanto, a necessidade de refletir sobre estética no mundo odontológico foi destacada por ele como algo de extrema importância, visto que, em sua concepção, as singulares fazem parte da personalidade das pessoas. Para Hirata, compreender isso é essencial para quem vai trabalhar com essa especialidade. “Como desde o início da minha trajetória eu falei sobre estética, me sinto na responsabilidade de alertar, principalmente os acadêmicos, sobre a ideia distorcida do que é sucesso em odontologia estética”. 

A discussão sobre odontologia como saúde, observando os reflexos que intervenções desnecessárias podem causar no futuro, cercaram os quatro dias de atividades e nem mesmo os efeitos da paralisação dos caminhoneiros desmotivaram os participantes, que lotaram o Auditório Dom Antônio Zattera. A troca de experiências e a oportunidade de escutar profissionais de renome em cariologia foram destacadas por eles como um grande aprendizado. 

Entre os acadêmicos da UCPel, a satisfação em conviver desde o primeiro semestre com determinados temas, pouco explorados em outras universidades, era visível. Para a acadêmica da primeira turma de Odontologia da UCPel, Pâmela Nunes Porto, ver esse diferencial no curso da Católica é motivador. “Ter um evento desse porte na nossa universidade é muito gratificante”.  

O evento, que tratou sobre “Cariologia Integrada à Clínica Odontológica: terapias para cárie e erosão” foi promovido pela CarioBra em uma parceria com a UCPel e com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Redação: Manuelle Motta

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?