De 17 a 31 de outubro fica em exposição na Galeria de Arte da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) a mostra “Personale”, que apresenta trabalhos em óleo sobre tela da mais recente produção do pintor porto-alegrense Adroaldo Selistre. As telas buscam propor um olhar sobre as expressões da infância.
Seguidor do estilo “macchiaioli”, fusão do classicismo com o impressionismo Fiorentino, Selistre brinca com atmosferas, ora densas, ora diáfanas e luminosas, modelando suas personagens com o vigor e a sutileza de quem faz da figura seu ofício.
Seu trabalho não busca o efêmero do primeiro impacto. Quando as cores se fundem sobre a tela, obedecem e desobedecem às técnicas cuidadosamente assimiladas. Raspas da paleta de cores, esboços a pincel por vezes à mostra buscam honrar a assinatura de um artista que quer atravessar seu tempo com personalidade.
Nascido no século dos conceitos e instalações, Selistre olha com muito respeito as bienais e suas reflexões contemporâneas. Porém, passa ao largo preferindo pintar ao vivo como se faz em Roma, Paris, Florença ou Porto Alegre.
Convidado pela Prefeitura de Florença (Itália) a participar da “Mostra di Pittura”, em 2005, conquistou o segundo prêmio com a tela a óleo que retrata o escultor Xico Stockinger. Entre seus retratos oficiais destacam-se personalidades como Eva Sopher, general de divisão Marco Antônio Longo, presidente da OAB/RS Luis Felipe de Magalhães, entre outros. “Minha arte não propõe reflexões complexas. Ela traz até a superfície os desafios contidos no vazio da tela somado ao prazer de materializar o que se acumula nos subterrâneos do olhar”, afirma.
A exposição pode ser conferida de segundas a sextas-feiras, das 8h às 22h, na Galeria de Arte da Católica (Rua Gonçalves Chaves, 373). A entrada é franca.



