/ Notícias / O Mercado da Produção Fonográfica está em alta. Confira!
O Mercado da Produção Fonográfica está em alta. Confira!
O Brasil continua a ser um dos melhores mercados globais de música gravada. A indústria trabalha com uma ampla gama de fontes de receita, incluindo as vendas físicas, produtos de personalização de tecnologia móvel, serviços de assinatura, streaming de vídeo e download de vendas. O professor do curso de Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Marcos Abreu, passou algumas dicas para interessados na área de produção fonográfica. Confira:

Mercado
mercado.jpgO mercado da música mundial faturou em 2014 US$ 246 milhões, com crescimento de 30,4%, compensando o declínio contínuo nas vendas em formato físico (-15,5%). O Brasil está ranqueado como o nono maior mercado de música gravada em todo o mundo e o futuro promete ser animador.

Novas tecnologias
novas_tecnologias.jpgEm janeiro de 2015, a pesquisa realizada pela Opinion Box para da Comissão de Desenvolvimento Música Digital apontou que 28,2% dos brasileiros estavam acessando música através de serviços de streaming, aplicativos como Deezer, Google Play, Napster, Rdio e Spotify. Entre esse público, o hábito de fazer downloads ilegais é 31% menor que os demais. Entre os entrevistados, 56,5% afirmaram já conhecer algum serviço de streaming de música. O modelo de assinatura está aumentando o pagamento que consumidores destinam para a música, muitos dos quais parecem estar mudando de serviços de pirataria para um ambiente licenciado que paga artistas e portadores de direitos.

Formas de atuação
formas_atuacao.jpgVocê pode trabalhar com música, shows, discos, games, filmes, teatro, televisão, soundbranding, publicidade, rádio, tudo que envolva um conteúdo sonoro auditivo, musical ou não. Produtores precisam ser realistas sobre o estado atual e a evolução da indústria da música. As coisas mudaram nos últimos anos, e você tem que ser mais do que apenas um produtor hoje em dia. Assim, muitos não vão somente produzir. Mas vão escrever, serão técnicos, DJs, programadores ou mesmo produtores executivos, com demandas financeiras e jurídicas.

O que faz um produtor fonográfico
Os produtores musicais escrevem, organizam, produzem e gravam músicas. Eles podem criar músicas para seus próprios projetos ou de outros artistas. Com o crescimento das tecnologias de gravação, que possibilitam que os produtores tenham seus próprios estúdios em casa ou fora dela, muitos acabam sendo exigidos ao máximo, não só como produtores, mas como proprietários do estúdio, técnicos de som, compositores e músicos. Um produtor hoje é o responsável por todos os aspectos do negócio. Os trabalhos vão desde ensaios, reuniões, sessões de composição musical, gravações e shows.

Vestibular de Verão UCPel
O curso de Produção Fonográfica está entre as 23 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2016, que ocorre dia 22 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo investimento de R$ 150,00 para Medicina e R$ 50,00 para os demais cursos até o dia 03 de novembro. Após essa data, os valores sobem para R$ 180,00 e R$ 80,00 respectivamente. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de novembro. Mais informações estão disponíveis no site ucpel.edu.br/vestibular.