/ Notícias / Núcleo de Produção da Associação Bem da Terra lança coleção
Núcleo de Produção da Associação Bem da Terra lança coleção
04.11.2015 | 14:14 | #nesic
Núcleo de Produção da Associação Bem da Terra lança coleção
Nesta sexta-feira (06), o sonho de oito mulheres do Núcleo de Produção da Associação Bem da Terra se tornará realidade. A coleção artesanal Elementos da Terra, inspirada na identidade e flora da região, será apresentada para comunidade depois de um longo trabalho de colaboração e criação. O evento está marcado para ocorrer às 17h na parte interna do Mercado Público, em frente à banca da Associação Bem da Terra.

O trabalho das artesãs é resultado do processo de incubação realizado pelo Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica de Pelotas (Nesic/UCPel). Desde abril, as peças que foram planejadas no ano de 2013 ganham forma através de técnicas de costura aprendidas ao longo da história familiar das integrantes e da assessoria de designer porto-alegrense Karine Faccin. 

A coleção Elementos da Terra reúne itens com destaque para a identidade e flora local, cuja perspectiva é o resgate e preservação de traços regionais. Na confecção de todas as peças são utilizadas técnicas artesanais combinadas com novas tecnologias. "Resgatar as técnicas do bordado caseiro transmite a ideologia do cuidado com a natureza", ressalta Zenaide Rocha, componente do Núcleo.

A coleção será composta por peças de vestuário, decoração, acessórios de cozinha, higiene, entre outros. Além do Nesic/UCPel também são parceiros do Núcleo a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (PRONINC) e  o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento é gratuito e aberto ao público.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?