/ Notícias / Núcleo de Estudos Latino-Americano publica artigo na revista Textos & Contextos
Núcleo de Estudos Latino-Americano publica artigo na revista Textos & Contextos

O artigo “Natureza e Direitos Humanos: uma leitura em Enrique Dussel”, de autoria do professor e coordenador do Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL), César Augusto Costa, foi publicado na revista Textos & Contextos, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS.

O periódico semestral é reconhecido nacionalmente pela qualificação na área do Serviço Social. No artigo, o professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH) da UCPel discute os vínculos entre natureza e Direitos Humanos na leitura do filósofo argentino Enrique Dussel.

Ao desenvolver a ‘crítica’ aos direitos humanos, Costa faz uma análise a partir das relações entre natureza e colonialidade, responsável por cumprir etapa decisiva na apropriação mercantil da natureza.

Com contribuição relevante para o debate latino-americano e descolonial, o texto apresenta uma reflexão sobre os Direitos Humanos à luz da contribuição política. “A análise está alicerçada na crítica aos direitos da ordem social capitalista, para um outro direito, capaz de garantir os direitos básicos como o direito à vida e ao ambiente”, explica o docente.

“Trata-se de um artigo relevante para o debate latino-americano e descolonial, pois a produção favorece uma reflexão dos Direitos Humanos à luz da contribuição política e alicerçando uma crítica aos direitos da ordem social capitalista, para outro direito, capaz de garantir os direitos básicos como o direito à vida e ao ambiente.

O artigo pode ser conferido na íntegra no site da revista Textos & Contextos. O periódico da PUCRS é avaliado pela Capes com Qualis A2 e está indexada nas bases: Diadorim; DOAJ; LATINDEX; LILACS Brasil; Redalyc; Portal de Periódicos da CAPES ;Repositório DSpace/Manakin e Google Acadêmico.