/ Notícias / Núcleo de Assessoramento Fiscal (NAF) da UCPel realiza treinamento
Núcleo de Assessoramento Fiscal (NAF) da UCPel realiza treinamento
04.09.2012 | 14:56 | #ciencias-contabeis
Núcleo de Assessoramento Fiscal (NAF) da UCPel realiza treinamento
Estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram de um  treinamento para operar no Núcleo de Assessoramento Fiscal (NAF) da universidade, ainda em fase de implantação. A atividade ocorreu no dia 30 de agosto.

O treinamento contou com a participação da auditora-fiscal da Receita Federal do Brasil, Dulce Maria Rino Lagoas de Paula, que abordou o tema “Contribuintes Pessoas Físicas – Previdência Social – Cadastro e Contribuições”. Houve também a explanação do auditor-fiscal e responsável pelo Plantão Fiscal da Delegacia da Receita Federal em Pelotas, José Luis Venturini Osório, que falou sobre Cadastro de Pessoa Física – CPF. Estiveram presentes cerca de 40 pessoas.

A professora responsável pelo NAF, Denise Raupp, comentou que a participação refletiu comprometimento do grupo. “O treinamento foi muito importante porque eles [alunos e professores] conseguiram visualizar questões do ponto de vista dos cidadãos e de colaboração com a sociedade. Vários acadêmicos se interessaram pelo estágio voluntário no NAF”, destacou.

O treinamento foi destinado aos educadores e alunos do sexto semestre, que cursam a disciplina de Análise e Planejamento Tributário II e alunos do segundo semestre que cursam Fundamentos de Contabilidade II.

O NAF surgiu de uma parceria entre a UCPel e a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Pelotas. O Núcleo tem a proposta de contribuir na capacitação de servidores da Receita, de alunos de Contabilidade da UCPel, dos profissionais da área de Pelotas e região, além de atender a população.