/ Notícias / Novos herbários são desenvolvidos no curso de Farmácia da UCPel
Novos herbários são desenvolvidos no curso de Farmácia da UCPel
13.09.2018 | 17:34 | #farmacia
Novos herbários são desenvolvidos no curso de Farmácia da UCPel
Os acadêmicos do curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) montaram 28 herbários nesse semestre. A técnica, desenvolvida na disciplina de Farmacobotânica, permite que os estudantes visualizem as diferenças das plantas, identificando características, princípios químicos e ações farmacológicas.

Na disciplina ministrada pelo professor e coordenador do curso, Elemar Gomes Maganha, os estudantes aprendem a desenvolver todo o processo de montagem de um herbário – conjunto de plantas que serve para identificação das espécies. A distinção é realizada com base em floras, que são livros contendo descrições que permitem distinguir as diferentes famílias, gêneros, espécies, entre outras categorias taxonômicas.

Para montar o herbário é necessário secar, prensar, catalogar e identificar as plantas. Conforme explica o docente, o tempo de secagem depende da espécie, podendo demorar 30, 60 ou 90 dias. Por esse motivo, o trabalho é realizado durante todo o semestre letivo. Além disso, os acadêmicos produzem chás com as ervas estudadas.

Como um dos principais benefícios da atividade, o professor destaca o conhecimento adquirido. Segundo ele, os estudantes buscam trabalhar com as plantas que mais utilizam no dia a dia, o que estimula a curiosidade e a busca por associações. Como exemplo, ele fala da hortelã. “Existem quatro tipos, o cheiro é o mesmo, mas o princípio ativo é completamente diferente. Através da identificação botânica é possível diferenciar as características e, principalmente, a ação no organismo”.

Redação: Manuelle Motta