/ Notícias / Novo software desenvolvido na UCPel obtém registro do INPI
Novo software desenvolvido na UCPel obtém registro do INPI
Novo software desenvolvido na UCPel obtém registro do INPI

Um software desenvolvido em dissertação do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (MEEC/UCPel) obteve registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e tem seus direitos intelectuais assegurados por 50 anos. O registro garante maior segurança jurídica ao titular, comprovando a autoria ou titularidade do programa.

O processo junto ao INPI foi articulado em conjunto pelo setor de Propriedade Intelectual da UFRGS e o Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel. Os mestrados das duas instituições possuem uma parceria.

Conheça o software MaxPy

Em um cenário de constante evolução tecnológica, inovações que otimizam a eficiência e o desempenho de circuitos eletrônicos são essenciais. O software, desenvolvido pelo aluno Yuri Arbeletche, sob orientação dos docentes Eduardo Costa (UCPel) e Guilherme Paim, proporciona justamente isto. O MaxPy é um ambiente para simulação e exploração de técnicas para computação aproximada — uma das principais estratégias para redução de potência em circuitos VLSI. 

Circuitos estes que são amplamente utilizados em dispositivos eletrônicos, como smartphones, consoles de videogame e equipamentos médicos. Com o MAxPy, os designers de circuitos podem fazer ajustes automáticos em suas criações, economizando tempo e melhorando sua eficiência enquanto mantém a qualidade do circuito. “A consequência disso é o aumento do tempo de vida útil da bateria dos telefones celulares, por exemplo”, pontua Costa.

O programa foi projetado para simular qualquer tipo de circuito, discorre Arbeletche. E um dos maiores desafios do desenvolvedor foi organizar o projeto de forma a seguir os padrões de software open source (código aberto), “para que ele seja distribuído e utilizado por outras pessoas”, declara. 

O fato de o código base do projeto ser aberto é destacado também por Costa, “se cada etapa que o circuito tivesse que passar para ser convertido usássemos ferramentas pagas, o processo seria caríssimo”. A ferramenta está disponível gratuitamente na plataforma de hospedagem de código-fonte e arquivos github. “Yuri teve o mérito de sempre procurar ferramentas open source para que o software seja de graça”, complementa Costa.

O acadêmico expõe que a UCPel contribuiu inúmeras vezes ao colocá-lo em contato com parceiros e colaboradores e alunos de outras instituições, como a UFRGS. “Todos fizeram valiosas contribuições durante o desenvolvimento do trabalho”, conclui Arbeletche.

Redação: Caroline Albaini

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?