/ Notícias / Novo encontro de valorização reúne servidores penitenciários do PRP
Novo encontro de valorização reúne servidores penitenciários do PRP

No sábado (19), das 9h às 17h, ocorre novo encontro de Valorização do Servidor Penitenciário do Presídio Regional de Pelotas (PRP). A atividade, promovida pelo Grupo Interdisciplinar de Trabalhos e Estudos Criminais Penitenciários da Universidade Católica de Pelotas (GITEP/UCPel), conta com o apoio de outras instituições e tem o intuito de promover a valorização humana dos trabalhadores.

Outro ponto proposto pela iniciativa é também destinar maior atenção a esses trabalhadores, devido ao impacto positivo de sua atuação na dimensão da segurança Pública. De acordo com o coordenador do GITEP, professor Luiz Antônio Chies, eleger os servidores penitenciários como grupo prioritário decorre da compreensão que os acontecimentos da questão prisional afetam não só o trabalho, mas também a saúde e estima profissional dos servidores.

A partir de estudo realizado pelo GITEP entre os anos de 1999 e 2001, ficou comprovado que um número significativo de Servidores Penitenciários registrava sentimento de perda de liberdade, isolamento e rejeição social. “Apesar da data do estudo, esses resultados se projetam válidos até hoje, tendo em vista o agravamento das condições de trabalho no PRP”, enfatiza Chies. A mesma pesquisa registrou também que metade dos entrevistados tem a percepção de não se sentir valorizado.

Juntamente com o GITEP, ligado ao Programa de Pós- Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel), integram apoio à atividade o Conselho da Comunidade da Execução Penal da Comarca de Pelotas e Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Redação: Lia Xavier