A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) dá um importante passo rumo à inovação e desenvolvimento tecnológico criando o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT UCPel), que tem como objetivo fomentar e gerir ações que promovam a inovação e a transferência tecnológica no âmbito da sua comunidade acadêmica.
O NIT UCPel é coordenado pelos professores Dr. Luiz Alberto Forgiarini Junior (coordenador geral) e Dra Maria Noel Marzano Rodrigues (Coordenadora Adjunta).
A estrutura do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia é organizada em três eixos de atuação, que visam promover o desenvolvimento de projetos tecnológicos, assegurar direitos de propriedade intelectual e incentivar a inovação e o empreendedorismo dentro da comunidade acadêmica.
Projetos tecnológicos
Este eixo tem como principal finalidade estimular a submissão de projetos em editais de fomento, oferecendo orientação e suporte técnico aos docentes e pesquisadores da universidade. A equipe do NIT UCPel atua nas etapas de planejamento, elaboração e submissão de projetos de pesquisa e desenvolvimento, buscando resultados que possam ser aplicados em inovação tecnológica.
Propriedade intelectual
O segundo eixo de atuação garante aos docentes, discentes, técnicos e inventores vinculados à UCPel o direito à propriedade de suas produções intelectuais. Com base nas legislações vigentes e no regramento interno da Instituição, o NIT assegura que os resultados dos desenvolvimentos acadêmicos sejam protegidos, evitando o uso indevido por terceiros sem a autorização dos titulares.
Estímulo à inovação e ao empreendedorismo
Por meio deste eixo, o NIT busca fomentar a inovação e o empreendedorismo dentro da comunidade acadêmica da UCPel. O objetivo é apoiar iniciativas que incentivem o desenvolvimento de novas ideias e soluções, fortalecendo a cultura empreendedora na universidade.
Os interessados em saber mais ou em acessar os serviços oferecidos pelo NIT UCPel podem entrar em contato pelo e-mail: nit.ucpel@ucpel.edu.br.
Redaçao Betânia Bierhals