Em solenidade na noite de ontem (21), presidida pelo bispo diocesano e chanceler da instituição, a nova reitoria da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) assumiu a gestão para o biênio 2008-2010. Foram empossados o reitor, Alencar Mello Proença, reconduzido ao cargo que ocupa desde 2000, além de José Carlos Bachettini Júnior como vice-reitor. Myriam Siqueira da Cunha como Pró-reitora Acadêmica, e Carlos Ricardo Gass Sinnott na Pró-reitoria Administrativa. A cerimônia, realizada no Auditório Central da Universidade, foi prestigiada por expressivo público.
No seu discurso, o reitor apresentou dados sobre a atuação da Católica, principalmente na sociedade – prevista em sua Missão. Ao falar a respeito da participação da instituição na área de saúde – principalmente com o Hospital Universitário São Francisco de Paula e postos de saúde –, ações sociais e ampliação das atividades acadêmicas, Proença salientou que a Universidade acredita em Pelotas e região. “Estamos fazendo Universidade. Preocupados com o ensino de Graduação e Pós-graduação, com uma pesquisa responsável e ética, e comprometidos com a comunidade local e regional”, disse.
Proença falou também a respeito do trabalho desenvolvido nos últimos anos, que compreende concessão de bolsas aos alunos num montante superior ao exigido por lei. Além disso, salientou que a UCPel desenvolve uma série de atividades de natureza social e filantrópica, como atuação significativa no Lar da Criança São Luiz Gonzaga, Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, Casa da Criança São Francisco de Paula, Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres), além de inserção em diversos Conselhos do município, levando sua colaboração. “Para a Católica, as ações de natureza filantrópica não se desenvolvem para cumprir obrigações legais, mas estão compreendidas entre seus compromissos comunitários”.
Para o futuro, o reitor destacou que pretende continuar essa perspectiva de trabalho ao longo do novo mandato. “Queremos consolidar os avanços alcançados e aprofundar o comprometimento comunitário”, afirmou. Entre os planos, estão a ampliação de laços com parceiros, como a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), as demais universidades do Consórcio das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul (COMUNG) e municípios da região sul.
O reitor salientou também o caráter confessional Católico da Universidade, que deve, em sua opinião, ser uma força aglutinadora voltada para o bem comum e para a construção de um mundo melhor. Segundo ele, é um desafio constante do chanceler, dom Jayme Chemello, a busca da Verdade. “É exatamente com o compromisso pela busca da Verdade e com a promoção do Homem que desejamos marcar nosso próximo mandato”, disse.
Coordenadores
Os coordenadores que atuarão nas Pró-reitorias Acadêmica e Administrativa receberam ontem, na solenidade, Portaria de Designação. No cargo de Coordenador de Graduação está o professor Rubilar Simões Júnior. Como Coordenador de Pós-graduação Stricto Sensu e Pesquisa, o professor Ricardo Azevedo da Silva. A professora Viviane Leite Dias de Mattos é a Coordenadora de Educação Continuada, e a professora Fabiane Marroni está à frente da Coordenadoria de Extensão. Para o cargo de Coordenador Administrativo, foi designado o professor Demócrito Francisco Primo dos Santos.
Dom Jayme Chemello e os membros da nova reitoria
Reitor Alencar Proença é reconduzido
Médico José Carlos Bachettini Júnior é Vice-reitor
Myriam Siqueira da Cunha assume a Pró-reitoria Acadêmica
Carlos Gass Sinnott recebe cargo de Pró-reitor Administrativo
Coordenadores: Rubilar Simões Jr (E), Ricardo Silva, Viviane Mattos, Fabiane Marroni e Demócrito Santos
Reitor falou sobre atuação e planos para a UCPel
Reitoria 2008-2010: Myriam Siqueira da Cunha, Alencar Mello Proença, José Carlos Bachettini Jr e Carlos Ricardo Gass Sinnott (D)