/ Notícias / Nova liga acadêmica da Medicina trata sobre finanças, inovação e empreendedorismo
Nova liga acadêmica da Medicina trata sobre finanças, inovação e empreendedorismo
29.07.2021 | 13:31 | #medicina
Nova liga acadêmica da Medicina trata sobre finanças, inovação e empreendedorismo

O curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ganhou uma nova liga acadêmica, voltada a compartilhar informações em finanças, inovação e empreendedorismo (LAFIE). Além da realização de encontros quinzenais, cursos e palestras, o grupo pretende criar um hackathon (atividade que reúne alunos e mentores para pensar e solucionar problemas na área da saúde). 

Também será objetivo da Liga facilitar o conhecimento e o acesso a inovações e tecnologias emergentes. “Muitas vezes, essas tecnologias já estão sendo aplicadas em outros setores, e, inevitavelmente, farão parte da realidade do médico em um futuro muito próximo”, comenta a presidente da LAFIE, Amanda Nuernberg. 

Formada por 21 estudantes, a LAFIE é coordenada pelo professor Roberto Robaldo e tem como professores colaboradores Letícia de Menezes e Ezequiel Megiato. A intenção é que cada encontro conte com a participação de convidados que sejam referência na área de inovação na saúde.

Conforme a presidente da LAFIE, os integrantes da Liga terão ainda atuação em projetos de extensão e pesquisa. “Queremos possibilitar diversas vivências acadêmicas e promover oportunidades para o desenvolvimento de habilidades necessárias na carreira médica”, explica.


Assuntos tratados 

A Liga abordará temáticas que vão além da grade curricular do curso de Medicina, explica Amanda. Assuntos sobre empreendedorismo em saúde, tendências para a medicina do futuro, imersão de tecnologia e robótica na rotina do profissional médico, bem como mudanças na área da saúde advindas da pandemia Covid-19 já estão pautados. 

Questões como desafios pós-formatura, mercado de trabalho, residências médicas, experiências no exterior, gestão de clínicas e consultórios, interações médico e paciente nos dias atuais (como ser um profissional diferenciado), também serão tratados.  

Durante as atividades de hackathon, o grupo trabalha com a perspectiva de  solucionar problemas e demandas na área da saúde. “Essa atividade reunirá alunos da Medicina e de outros cursos, incluindo de outras faculdades, que juntos irão criar soluções inovadoras para problemas identificados na gestão e funcionamento de instituições”, explica.


Integrantes

A LAFIE é composta por 21 ligantes e sete membros da diretoria. Presidente: Amanda Nuernberg; vice-presidente: Isadora Caovilla; secretária: Stéfany Nepomuceno; tesoureira: Emeline Carniel; diretora de extensão: Maria Eduarda Marchesan; diretora científica: Luísa Capuá; e diretora de marketing e comunicação: Luísa Azambuja. Coordena a Liga o professor Roberto Robaldo; são professores colaboradores Letícia de Menezes e Ezequiel Megiato.


Redação: Rita Wicth - MTB 14101

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?