/ Notícias / Nova incubada do Ciemsul/UCPel insere lojistas pelotenses no cenário de vendas online
14.01.2020 | 10:02 | #edr #ciemsul

A empresa Jubatus é a nova incubada do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/UCPel). Com a proposta de agilizar os processos de compra e entrega de mercadorias, o empreendimento pretende incluir lojistas locais no universo das vendas online.

Idealizada pelo Engenheiro de Computação, Candido Moraes, e pelo estudante de Engenharia de Produção, Gabriel Cunha, a startup tem o formato de e-commerce e busca inserir o varejo pelotense no omnichannel. Essa estratégia utiliza a integração entre lojas físicas e virtuais, sendo possível que o consumidor escolha seus produtos pela internet e retire na loja física. Outra possibilidade é a devolução nas lojas físicas de produtos comprados online.

Dentre os motivos apontados pelos jovens para a criação do projeto estão os contratempos que podem ocorrer no deslocamento até o centro da cidade para adquirir alguma mercadoria. “As vezes precisamos efetuar uma compra, mas não temos tempo ou vontade de ir ao centro ou quando vamos existe a dificuldade de não encontrar estacionamento”, comenta Moraes.

Além da intenção de eliminar ou diminuir esses empecilhos, outro objetivo da dupla é incorporar as lojas do pelotenses no comércio virtual. A ideia é oferecer aos pequenos e médios lojistas a apropriação desse meio tão utilizado pelas grandes empresas. “Hoje as grandes redes já oportunizam a modalidade de comprar e receber em casa ou retirar na loja. E a intenção é oferecer o mesmo espaço para empresas de Pelotas”, salienta o engenheiro de computação.

Devido ao território de atuação ser restrito à Pelotas, a rapidez na entrega também é um dos destaques do negócio. Foi esse, inclusive, o fator que influenciou a escolha do nome da empresa. “Jubatus é o nome científico do guepardo, que é o animal terrestre mais rápido do mundo. E, como as lojas ficam na mesma cidade do consumidor, conseguiremos oportunizar a entrega mais rápida do Brasil”, destaca Cunha. De acordo com ele, a entrega levará poucas horas e não semanas como nos grandes sites. "Isso proporcionará conforto e até mesmo segurança para o consumidor", complementa.

Para os sócios, fazer parte do Ciemsul é uma experiência que agregará tanto para eles quanto para a consolidação do empreendimento. Também dão destaque aos cursos oferecidos desde o período de pré-incubação e a rede de networking possibilitada pelo espaço no Parque Tecnológico.

A startup ainda não começou as atividades, mas a previsão é que isso ocorra ainda no primeiro semestre de 2020. Lojistas interessados em fazer parte do e-commerce podem entrar em contato através do email ola@jubatus.com.br ou pelo whatsapp (53) 99155-8320.

Redação: Lia Xavier