/ Notícias / Nova fase do Jornalismo é tema de palestra na UCPel
Nova fase do Jornalismo é tema de palestra na UCPel
26.08.2014 | 15:50 | #jornalismo
Nova fase do Jornalismo é tema de palestra na UCPel
O Jornalismo moderno e a nova fase do Jornal Zero Hora (ZH) foram alguns dos assuntos abordados pelo jornalista Carlos Etchichury na noite desta segunda-feira (25), em palestra realizada na Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

O bate-papo com alunos e professores de Comunicação Social da UCPel e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) fez parte do Ciclo de Palestras promovido por ZH, que leva repórteres, editores e colunistas para contar um pouco de suas experiências nas Instituições gaúchas que oferecem o curso de Jornalismo.

Etchichury, que já recebeu prêmios jornalísticos como Esso e Embratel, atuando como repórter e editor digital de ZH, comentou sobre as mudanças que o Jornal tem realizado para acompanhar a era tecnológica, e o que há de novo, tanto nas plataformas digitais quanto na parte impressa.

No primeiro momento da palestra, foi mostrado um vídeo explicativo aos participantes, sobre como está funcionando o trabalho dos repórteres em ZH. Neste formato, a equipe foi dividida para atuar no meio online e no jornal impresso, de forma a otimizar o trabalho, sendo um grande diferencial em relação a outros meios de comunicação. O jornalista falou sobre a liberdade dos profissionais na redação, ressaltando que o trabalho realizado atualmente é extremamente diferente do vivenciado por ele há alguns anos, pois as notícias estão chegando ao leitor cada vez mais rápido e de várias formas.
Num segundo momento, o jornalista respondeu às perguntas dos participantes e tirou dúvidas sobre diversos aspectos da vida jornalística. Para ele, o jornalista moderno, além de ser rápido, precisa trabalhar com a precisão dos fatos - o que garante a credibilidade da empresa em que trabalha - e também a sua própria credibilidade, que será transmitida ao leitor.

O jornalista falou também sobre a relação de ZH com as redes sociais e sobre o projeto Primeira Pauta, que está em andamento, e que já levou muitos jovens a terem a oportunidade de acompanhar grandes reportagens.

Etchichury comentou da importância deste projeto e sugeriu aos alunos para aproveitarem a chance. “O trabalho do estudante que passa pelo projeto já foi testado, passa a ser reconhecido e pode ser aproveitado pelo Jornal”, comentou.

Recentemente, Carlos Etchichury assumiu o cargo de editor-chefe do jornal Diário Gaúcho e se prepara para um novo desafio.