/ Notícias / Nova edição do Salão Universitário chega à UCPel
Nova edição do Salão Universitário chega à UCPel
22.10.2020 | 10:27 | #salao-universitario
Nova edição do Salão Universitário chega à UCPel

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) prepara para os próximos dias a edição 2020 do Salão Universitário, evento voltado à divulgação de trabalhos e práticas de iniciação científica, pesquisa e extensão. Foram 385 inscrições confirmadas, sendo 324 de acadêmicos da UCPel e 61 de outras instituições de ensino superior.

“Com a realização inteiramente on-line, a característica deste ano se torna a inclusão de participantes de outras regiões do Estado e do país”, destaca o colaborador da UCPel e membro da comissão organizadora, Tiago Gadret. As inscrições externas partem de faculdades e universidades localizadas em cidades como Rio Grande, Bagé, Erechim, Porto Alegre, Caxias do Sul, Chapecó e São Paulo.

A programação do Salão Universitário transcorre de 27 a 30 de outubro com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos. Quatro sessões diárias, com duas horas cada, concentram a participação dos pesquisadores. São 17 trabalhos na categoria Profissionais, 75 na Extensão, 102 na Pós-Graduação e 191 na Iniciação Científica.

A UCPel criou 10 salas virtuais que podem ser utilizadas simultaneamente durante os turnos da manhã e da tarde. Para maior segurança, o ingresso dos participantes em cada sessão será realizado manualmente pela organização do evento. Serão oito trabalhos por sessão, tendo 10 minutos para apresentação e cinco destinados ao debate e à avaliação.

A comissão responsável pelo Salão garante que será registrada a presença, inclusive para os mais de 60 inscritos como ouvintes e também para os orientadores, cuja participação é critério de desempate. Recomenda-se que, após o ingresso na sala on-line, os envolvidos permaneçam durante as duas horas, a fim de evitar interrupções de entrada e saída.

Mais atrações

O turno da noite reserva um dos destaques do evento: a palestra de abertura com a socióloga panamenha Briseida Berrantes Serrano, com ampla trajetória profissional em diferentes áreas da Educação e das Ciências Sociais. Na live do dia 27, marcada para às 19h, a convidada abordará o tema do evento da UCPel: “Educação e ciência: construindo redes de conhecimento”.

Cinco minicursos também serão oferecidos aos participantes e ocorrem nos turnos da tarde e da noite. Os temas incluem desde os primeiros passos à pesquisa científica até assuntos mais específicos, como o direito à cidade. As inscrições seguem abertas e estão disponíveis no site do evento. Após fazer login, buscar o "menu", item um e "inscrições/minicursos".

Diferencial da vez

Cercada de expectativas, a edição 2020 do Salão Universitário integra as comemorações dos 60 anos da UCPel. Participam 14 colaboradores da Universidade na organização das atividades e 75 professores na avaliação dos resumos e trabalhos submetidos.

O resultado até o momento tem sido positivo. “Buscamos romper as barreiras físicas com o virtual. Além da palestra de abertura sendo realizada direto do Panamá, podemos esperar a interação entre os pesquisadores de várias universidades e regiões brasileiras que poderão participar conosco”, salienta Gadret.

Redação: Max Cirne