/ Notícias / Nova edição da revista Razão e Fé é publicada
Nova edição da revista Razão e Fé é publicada
05.12.2023 | 18:01 | #pedagogia #filosofia #teologia
Nova edição da revista Razão e Fé é publicada

A nova edição da revista Razão e Fé da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) já está disponível e pode ser acessada através do site da revista. Criada para a produção e divulgação de artigos científicos interdisciplinares, a revista aborda, neste volume, áreas temáticas de cultura religiosa, filosofia, teologia, educação, ética e bioética.

Vinculada ao Instituto Superior de Formação Humanística (ISFH) da UCPel, a edição, lançada no último dia 29, integra os cursos de Teologia, Filosofia e Pedagogia. Neste último lançamento, os artigos apresentados tratam sobre os processos históricos e eclesiológicos que cercam os rituais fúnebres. Pressupostos teóricos que compõem a base do Positivismo também foram discutidos em um dos artigos da produção.

Além disso, os conceitos fundamentais para a compreensão da Pedagogia de Kant também são tema de um dos artigos tratados, bem como a identificação critérios bioéticos e teológicos que preservam, tanto quanto possível, a dignidade da pessoa humana nas ocasiões em que se torna necessário comunicar más notícias.

Segundo o coordenador da Filosofia da UCPel, Paulo Gubert, os artigos científicos publicados na revista são fundamentais para a democratização do conhecimento científico. “Essa produção permite que toda a academia fique em sintonia, dado que pesquisadores do Brasil e de outros países poderão consultar o que tem sido produzido acerca de determinada temática”, ele completa.

Artigos

Breves considerações sobre os rituais fúnebres e o processo de luto - Herança cultural e tradição religiosa

Cleiton Cruz de Oliveira, Paulo Gilberto Gubert

Augusto Comte - A Filosofia entre a História e a Ciência