/ Notícias / Nova diretoria executiva do Hospital Universitário São Franscisco de Paula é empossada em cerimônia
Nova diretoria executiva do Hospital Universitário São Franscisco de Paula é empossada em cerimônia
24.05.2016 | 17:40 | #institucional #husfp
Nova diretoria executiva do Hospital Universitário São Franscisco de Paula é empossada em cerimônia
O reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Bachettini Pereira Júnior, deu posse em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (24) à nova diretoria executiva do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). O administrador Maurício Karini assumiu como diretor de Gestão e o médico Edevar Machado Júnior foi reconduzido ao cargo de diretor de Assistência. A solenidade contou com presença de autoridades municipais, incluindo o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, a secretária de Saúde, Arita Bergmann, e o vereador Rafael Amaral. Também participaram da cerimônia o chanceler da UCPel, dom Jacinto Bergmann, os pró-reitores Patricia Giusti e Eduardo dos Santos, e o bispo emérito dom Jayme Chemello.
 
A solenidade de posse foi marcada também por homenagem ao ex-diretor de Gestão do HUSFP, Valdir Schaffer, à frente do cargo entre 2012 a 2016. Ele, que por 18 anos atuou no hospital, teve sua foto incluída na galeria de diretores da instituição. No discurso de despedida, Schaffer fez um agradecimento ao corpo clínico, aos funcionários do hospital e a todas as pessoas que se dedicaram com profissionalismo ao trabalho no período em que foi diretor. Também fez especial reconhecimento ao companheiro da direção executiva no período de quatro anos. "Doutor Edevar tem idade para ser meu filho, mas várias vezes foi meu pai. Aprendi muito com o senhor", disse, antes de ver descerrada a foto que o homenageou.

Agradecimentos também não faltaram no discurso de recondução ao cargo proferido pelo diretor de Assistência, especialmente a Schaffer. "Tenho convicção de que nossa breve história foi maior e mais forte que qualquer plano eventualmente extraviado ou alguma expectativa falida. Levas daqui nosso respeito, admiração e gratidão por nos entregares mais do que podemos te dar, mas levas contigo nosso incondicional carinho", colocou Edevar. O médico também aproveitou para pontuar serviços prestados pelo hospital: mais de 8 mil cirurgias por ano, 100 nascimentos por mês, mil exames de tomografia anualmente e 1,2 mil funcionários com o único objetivo de assistir à vida. "A quem pertence esse hospital? Este hospital pertence um pouquinho a cada um de vocês, a todos os funcionários e colaboradores, pertence a toda a sociedade pelotense e desdobra-se além desta fronteira", afirmou.

A mesma visão tem Maurício Karini: "Este hospital é hoje resultado do trabalho, do comprometimento e da dedicação de colaboradores, médicos, professores e alunos". O administrador ainda chamou atenção ao papel de agente transformador do HUSFP e para a importância da excelência na prestação de serviços de saúde. "Sabemos que inúmeras necessidades são emergenciais e que muitas das atuais condições deste hospital representam obstáculos. Quero dizer que as soluções serão construídas coletivamente, porque sabemos que a participação favorece o comprometimento com o alcance de objetivos e metas", projetou.

Panorama sobre a saúde destacado

Como a UCPel responde por metade do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) da Zona Sul do Estado, a importância da assistência prestada pelo hospital foi o principal mote dos discursos proferidos no evento. Maior laboratório de ensino da Católica, o HUSFP é responsável por mais de 11 mil internações de média e alta complexidade por ano, sendo 7,7 mil apenas para usuários do SUS. Esse perfil essencialmente público, destacou o reitor, é o que mantém a prestação de tão importante serviço. 

"Somos um hospital de caráter público, mesmo sendo privado. Por isso dirigir o HU é um dever dramático. Hoje este hospital tem um déficit de R$ 12 milhões na operação ocasionado pela falta de repasses. Mais de R$ 6 milhões por causa dos cortes do IOSP (convênio de cofinanciamento para hospitais filantrópicos) e o restante pelo atraso no pagamento dos serviços contratados. Muitos falam para desistirmos, mas a vocação da UCPel é lutar pelo desenvolvimento desta terra e não vamos abrir mão disso. Já quando eu penso em desistir, lembro da equipe deste hospital, a mais espetacular da região, motivo de orgulho para Pelotas", falou Bachettini, dando um panorama sobre as dificuldades pela qual passa a área da saúde no Estado e ao desejar sucesso aos dois diretores recém-empossados.

Ao assumir a palavra, o prefeito Eduardo Leite disse estar presente na cerimônia para representar o povo de Pelotas e parabenizar não a instituição, abstrata, formada por paredes e equipamentos, mas sim as pessoas que estão por trás dela, que assumem o desafio e enfrentam obstáculos, mas não abandonam a missão da prestação do serviço. "O cenário hoje é adverso e assim será por um tempo, não dá para negar. Mas é preciso comprometimento e a gente sabe que aqui não vai faltar", pontuou o chefe do Executivo. Eduardo afirmou que continuará sendo parceiro do HUSFP e da direção executiva na busca permanente pela oferta de um bom serviço. 

Olhar acadêmico sobre o hospital

Na cerimônia, o reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior também deu posse ao Conselho de Administração do hospital, órgão de natureza deliberativa e de gestão técnico-administrativa da instituição de saúde. O grupo formado por 16 profissionais de diferentes áreas será responsável por avaliar a gestão do hospital e o planejamento de ensino, assistência, pesquisa e extensão das diversas unidades que utilizam o HUSFP.

Para Moema Chatkin, coordenadora do Centro de Ciências de Vida e da Saúde da UCPel, a nomeação do conselho representa a união de toda a força acadêmica da Universidade voltada para o hospital, de forma que sejam garantidas as adaptações necessárias no cenário envolvendo aprendizagem. "Diante de tanta evolução e alterações nos currículos de nossas graduações, precisamos qualificar os cursos permanentemente. Por isso não podemos deixar de ter o olhar acadêmico sobre o hospital", avaliou. 

Julgar e aprovar o planejamento geral das atividades proposto pela diretoria executiva; analisar e aprovar o orçamento anual, bem como despesas extraordinárias; e aprovar o regulamento do Corpo Clínico e o Plano de Carreira do HUSFP são atividades previstas para o Conselho, entre outras ações. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?