/ Notícias / Nota oficial - Boatos sobre a noite de 31 de agosto de 2016
Nota oficial - Boatos sobre a noite de 31 de agosto de 2016
01.09.2016 | 16:05 | #institucional
Nota oficial - Boatos sobre a noite de 31 de agosto de 2016
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) vem a público informar a comunidade universitária sobre fatos e boatos referentes à noite de 31 de agosto de 2016, após a circulação de um áudio entre acadêmicos, por meio do aplicativo WhatsApp.

De acordo com os sistemas de segurança da Universidade, na noite de ontem - data em que ocorreram manifestações em diversas cidades do país -, foram identificadas cinco pessoas, com comportamento suspeito, que ingressaram no Campus I da UCPel, no período entre 20h e 21h. Os indivíduos dirigiram-se aos banheiros dos prédios B e C, onde picharam palavras de ordem.

Nenhuma ocorrência objetiva de furto ou roubo no interior da UCPel foi manifestada à equipe de seguranças da Universidade, ou mesmo identificada pelas imagens das câmeras de monitoramento eletrônico. Pessoas cujos nomes foram sinalizados como vítimas do suposto caso foram contatadas nesta manhã. Estas revelaram não ter sofrido qualquer tipo de abordagem. Apenas reconheceram o áudio e confessaram tê-lo repassado.

Nos últimos anos, a UCPel vem adotando medidas de segurança, pensando efetivamente em sua comunidade acadêmica e também nos que residem ou trabalham neste entorno. São exemplos de ações internas e externas:

a constante atuação juntos aos órgãos competentes - Brigada Militar, Agentes de Trânsito, Polícia Civil, Ministério Público, Secretarias Municipais e Câmara de Vereadores -, reivindicando segurança nas redondezas da Universidade;

a mobilização pela elaboração do Projeto de Lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas no entorno de instituições de ensino;

- a instalação de câmeras de segurança, com monitoramento constante em todos os prédios e andares dos campi;

- equipes de agentes de portaria em todas as unidades da Universidade, guardando todos os acessos aos prédios;

- o fechamento do portão da rua Dom Pedro II, medida que reduziu substancialmente os furtos ao patrimônio da instituição;

- e a retirada dos caixas eletrônicos do saguão do Campus I.

A próxima ação prevista será a colocação de catracas eletrônicas, limitando o acesso ao Campus I apenas a alunos, professores, funcionários, profissionais que prestam serviços à Universidade ou empresas localizadas no interior do prédio e visitantes devidamente identificados. O projeto arquitetônico e orçamentário já está finalizado e os equipamentos devem ser instalados o mais breve possível.

Todas essas ações buscam atender as necessidades de segurança da comunidade universitária.