Nota de repúdio a qualquer manifestação de assédio, importunação e violência contra as mulheres
A Universidade Católica de Pelotas vem a público repudiar toda e qualquer manifestação de violação de intimidade, assédio, importunação e violência contra as mulheres.
Importante destacar que a Universidade, formada em sua maioria por mulheres, colaboradoras, professoras e alunas, mantém o Observatório Nosotras, com o intuito de estabelecer políticas de enfrentamento à violência contra mulheres na Zona Sul do RS, criado e vinculado ao PPG em Política Social e Direitos Humanos (PPG–PSDH/UCPEL).
Recentemente também instalou em suas dependências, o chamado “Banco Vermelho” , que serve como um alerta visual e um ponto de reflexão sobre a violência contra a mulher.
Reiteramos, ainda, a importância de denunciar situações de assédio, importunação ou violência sofridas em qualquer ambiente, por meio dos canais que a universidade dispõe, e pelos meios legais, pois através das denúncias é que se torna possível coibir tais atos.
Em relação aos fatos ocorridos e denunciados nesta semana, a Universidade Católica de Pelotas tomou as medidas administrativas cabíveis em relação ao profissional, técnico-administrativo, assim que as denúncias foram recebidas. Agora a situação está sendo investigada pela autoridade policial.
As denunciantes estão recebendo todo o apoio da Universidade.