/ Notícias / Nota de pesar - Padre Martinho Lenz
Nota de pesar - Padre Martinho Lenz
16.04.2023 | 18:36 | #capelania-e-identidade-crista
Nota de pesar - Padre Martinho Lenz Padre Martinho foi capelão da UCPel de 2015 a 2023 (Foto: Reprodução - RU)

É com pesar que a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) comunica o falecimento do padre Matias Martinho Lenz, ex-capelão da universidade, aos 83 anos.

Padre Martinho nasceu em 31 de outubro de 1939 na cidade de Itapiranga, em Santa Catarina. Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutor em Sociologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, o religioso trabalhou como professor, reitor, assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina. O padre ainda foi vigário da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Pelotas.

Para o Arcebispo da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, a presença de padre Martinho na Arquidiocese de Pelotas deixou marcas profundas. "O seu amor a Deus e à Igreja, a sua lucidez espiritual e pastoral, a sua proximidade aos problemas humanos, o seu trabalho na capelania da UCPel e na paróquia Nossa Senhora de Fátima, tudo isso nos enriqueceu", afirma Dom Jacinto.

Padre Martinho foi o responsável pela Capelania da Universidade Católica de 2015 a 2023. No início deste ano, precisou ser transferido para São Leopoldo, na região Metropolitana de Porto Alegre, para cuidar da saúde. Em seu lugar, foi empossado o padre Wilson Fernandes.

Partilhando

O reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, também lamenta a perda e lembra com carinho a presença do religioso nos anos em que foi capelão da universidade.

"O padre Martinho foi muito importante para nós, nos acompanhando na capelania desde 2015. Ficamos tristes por perder o padre, o amigo e, principalmente, uma pessoa qualificada no mundo acadêmico, que trabalhou com as direções e professores e acompanhou muitos alunos. É um dia triste, mas com certeza ele está em um bom lugar", conclui.

Durante a pandemia, padre Martinho Lenz participou assiduamente da Live Partilhando, apresentada por Manoel Jesus, sendo o primeiro entrevistado. Em agosto de 2022, falou sobre sua caminhada vocacional e a atuação de seu ministério.

Filho de alemães, ele conta na entrevista sobre a saga de sua família para deixar a Alemanha durante a escalada do nazismo e, entre outras histórias, relembra com carinho seus afazeres para ajudar a família ainda durante a infância. A live está disponível neste link.

Redação: Leandro Lopes e Lizandra Vilela