/ Notícias / Nota de pesar, ex-diretor da Rádio Universidade José Maria Marques da Cunha
Nota de pesar, ex-diretor da Rádio Universidade José Maria Marques da Cunha
25.05.2023 | 13:26 | #institucional #radio-universidade
Nota de pesar, ex-diretor da Rádio Universidade José Maria Marques da Cunha José Maria Marques da Cunha

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) lamenta o falecimento do ex-diretor geral da Rádio Universidade, professor José Maria Marques da Cunha. O velório ocorrerá nesta sexta-feira (26), das 8h às 17h, na Capela 1 do Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula.

Cunha esteve ligado à Rádio Universidade (RU) desde a sua fundação, em 1967. Permaneceu no comando da rádio até o ano de 2013. Foi idealizador do Festival Samba Jovem (ocorrido de 1968 a 1970), e também responsável pelo primeiro LP em vinil de Pelotas com composições de artistas locais. O famoso festival ainda foi responsável por divulgar os músicos Kleiton e Kledir. 

Dentre algumas inovações que esteve à frente, consta a primeira transmissão internacional, em 1972, do Concurso Miss Universo, quando a pelotense Rejane Vieira da Costa concorreu ao título em Porto Rico. Depois disso, diversas reportagens internacionais foram realizadas, como eleições de papas e a queda do muro de Berlim. 

Da mesma forma, tornou a RU uma das rádios pioneiras no Brasil ao transmitir sua programação pela internet. Também foi um grande incentivador do esporte amador e da cobertura dos acontecimentos locais. Incentivador da realização de eventos, levou a RU para cobrir diversas edições da Fenadoce e do carnaval pelotense. Ajudou a lançar o primeiro CD com os sambas-enredos das escolas de samba do município.  

A pedido do ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Delfim Mendes Silveira, atuou para a criação da   Rádio Federal FM, tornando-se o seu primeiro diretor. Também foi fundador da Rádio Bra-Pel. Sua dedicação ao rádio foi reconhecida pela sociedade pelotense que o homenageou com o título de Cidadão Emérito de Pelotas.   

O professor Cunha deixa a esposa Circe; os filhos Myriam, Paulo, Marcus e Marta; os netos Natália, Manu, Luiza, Lucca e  Matteo e os bisnetos Antônia e Amália.

A UCPel solidariza-se com familiares e amigos neste momento de luto.


Redação: Rita Wicth - MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?