/ Notícias / No terceiro dia de visitações, Catarina vai ao HUSFP
No terceiro dia de visitações, Catarina vai ao HUSFP
19.09.2012 | 16:18 | #institucional
No terceiro dia de visitações, Catarina vai ao HUSFP
Na manhã desta quarta-feira (19), o candidato à Prefeitura de Pelotas Catarina Paladini esteve no Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel), dando continuidade ao ciclo de visitas dos prefeituráveis, organizado pela instituição de saúde. Falando sobre uma nova política de gestão orçamentária, Catarina disse que é preciso melhorar a forma de investir na cidade, especialmente no âmbito na saúde.

Como o que tem sido feito desde o primeiro dia de visita dos candidatos, o político caminhou pelo HUSFP e pode conhecer um pouco da funcionalidade do local. Em seu discurso, Catarina destacou a necessidade de investimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), como forma de “descongestionar os hospitais de Pelotas, que atendem cerca de 20 municípios da região”.

Ainda com foco nas Unidades, Catarina afirmou que é preciso organizar e ampliar o Programa Saúde da Família, do Governo Federal. Destacando a importância de Pelotas na região, o candidato disse que a cidade é um grande centro da região Sul gaúcha. “O prefeito daqui precisa entender que Pelotas, por sua expressividade, tem tido cada vez mais demandas em segurança, saúde e habitação. É preciso governar pensando em resolver os problemas e tendo visão para nossa cidade daqui a 20 anos, através de um bom planejamento”, pontuou Catarina.

Quando questionado sobre a demora na realização de exames em Pelotas, o prefeiturável usou o exemplo da cidade de Canoas para explicar seu projeto. “Bons exemplos devem ser seguidos. Vamos fazer em Pelotas o que se faz em Canoas: uma central de atendimento e agendamento de exames”, prometeu. O candidato ainda falou sobre a importante parceria entre as universidades – Federal e Católica de Pelotas – e os hospitais. “Muito do que se oferece nos hospitais da nossa cidade tem a ver com a participação das universidades nesse processo, por isso vamos valorizar projetos de extensão e pesquisa”.

De acordo com o gerente de controladoria da HUSFP, Soilo Conceição, os colaboradores do Hospital da UCPel têm aproveitado as visitas dos candidatos para conhecê-los melhor e tirar suas dúvidas. “Mesmo que nem todos tenham disponibilidade para acompanhar as visitas, o pessoal está querendo participar cada vez mais”, afirmou Conceição.

Na próxima segunda-feira (24), Matteo Chiarelli visita o HUSFP. Um dia depois, fechando o ciclo dos prefeituráveis, Fernando Marroni irá ao Hospital.