/ Notícias / No Dia Internacional do Idoso, conheça alguns direitos
No Dia Internacional do Idoso, conheça alguns direitos
01.10.2015 | 14:50 | #servico-social
No Dia Internacional do Idoso, conheça alguns direitos


1º de outubro - Dia Internacional do Idoso

No Brasil, o Dia Internacional do Idoso marca também a data da Promulgação do Estatuto do Idoso (ocorrido no ano de 2003). O Estatuto do Idoso foi uma grande conquista na garantia dos direitos dos idosos, visto que prevê a proteção integral ao idoso, que lhe é devida pela sociedade, pela família e pelo Estado Brasileiro. A coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professora Andréa Heidrich, destacou alguns ganhos ocorridos desde sua publicação.  

População crescente
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, 13% da população brasileira é composta por idosos (pessoas com mais de 60 anos). Esta população, que cresce a cada ano, é portadora de direitos que são assegurados pelo Estatuto do Idoso e garantidos/efetivados através de políticas sociais.

Conheça alguns direitos garantidos pelo Estatuto
1. Prioridade de atendimento em serviços públicos;
2. Meia-entrada em eventos culturais; 
3. Benefício de Prestação Continuada - Garantia de renda mínima no valor de um salário mínimo ao idoso em situação de vulnerabilidade social; 
4. Garantia à convivência social e comunitária. 

Conselho do Idoso
São mecanismos de participação da sociedade civil e do governo (nos níveis municipal, estadual e federal) que têm como função o exercício do controle social sobre as ações públicas voltadas aos idosos. Os conselhos também são responsáveis por fiscalizar as Instituições de Longa Permanência (antigos asilos).

Cetres
A UCPel conta com projetos de extensão voltados especialmente para este público. Um deles é o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres), que completou 25 anos oferecendo acompanhamento e atividades de integração para adultos de idade madura e idosos. Conheça mais do Cetres aqui.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?