/ Notícias / No Dia da Mulher, Instituto de Filosofia ressalta o trabalho de duas pensadoras
No Dia da Mulher, Instituto de Filosofia ressalta o trabalho de duas pensadoras
08.03.2013 | 16:33 | #filosofia
No Dia da Mulher, Instituto de Filosofia ressalta o trabalho de duas pensadoras
Na manhã desta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Instituto Superior de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) revitalizou sua galeria de pensadores adicionando à ela duas filósofas. Os quadros de Edith Stein e Hannah Arendt agora estão junto aos de pensadores como Jean-Paul Sartre, Karl Marx e Friedrich Nietzsche.

Pontualmente às 8h30min, a coordenadora do curso de Filosofia, professora Ângela Caruso, abriu as atividades passando a palavra à professora Sonia Schio, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Estudiosa de Hannah Arent, Sonia falou a respeito da trajetória da filósofa alemã e seu pensamento político, desde seus primeiros estudos com Teologia - quando conheceu Martin Heidegger - passando por sua ajuda contra o regime alemão, sua fuga para a França – tornando-se apátrida - e, em seguida, para os Estados Unidos. Como não poderia ser diferente, também foi falado sobre as principais obras de Arendt, como Origens do totalitarismo, lançado em 1951 – que criticava de forma semelhante tanto o regime de Adolf Hitler quanto o de Josef Stalin.

Logo após a palestra, a Pró-Reitora Acadêmica, Patrícia Giusti, falou sobre a relação entre o momento de desenvolvimento da Universidade e a importância da atividade. “A escolha de duas mulheres que representaram tanto na história e, principalmente, na história da filosofia, vem bem ao encontro do que estamos propondo”. Em seguida, a Pró-Reitora convidou uma aluna e uma professora do curso para registrar o momento de pendurar os quadros das filósofas.

“Já que o slogan da Universidade é transformação, damos nossa contribuição de forma completa e simbólica para continuar o movimento da Filosofia”, disse a coordenadora Ângela Caruso, a respeito da mudança da galeria do curso, algo que não ocorria desde o ano 2000, quando ela foi criada, apenas com quadros de filósofos do gênero masculino. A coordenadora ainda realizou palestra falando sobre a vida de Edith Stein, filósofa nascida na Polônia que trabalhou a questão da empatia e da fenomenologia – Edith Stein foi canonizada pelo papa João Paulo II, em 1998.

As convidadas receberam do diretor do Instituto Superior de Filosofia, Enir Cigognini, um livro de Rubem Alves. A atividade foi encerrada com a entrega de duas frases para os alunos e professores presentes: “Tudo depende do amor, pois no fim é pelo amor que seremos julgados”, Edith Stein; e “Somente aquele que sabe viver consigo mesmo está apto a viver com os outros”, Hannah Arendt.