/ Notícias / NESIC realiza oficinas sobre resíduos sólidos na região Sul
NESIC realiza oficinas sobre resíduos sólidos na região Sul
17.07.2012 | 16:32 | #institucional
NESIC realiza oficinas sobre resíduos sólidos na região Sul
Camaquã e Dom Feliciano receberam nesta semana a visita do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica (NESIC/UCPel). O motivo da visita foi o Projeto MTE da Reciclagem, uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego junto à Universidade que busca formar uma rede de cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos na região Sul do estado.

Em Dom Feliciano, houve uma reunião com funcionários da prefeitura e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS) para decidir quais serão os próximos passos para a conscientização e união dos trabalhadores da reciclagem da cidade em uma cooperativa. Ainda durante o mês de julho, a prefeitura local realizará atividades com os catadores para que novos conteúdos sejam discutidos na próxima reunião com o NESIC, que já está pré-agendada para o dia 1º de agosto.

Em Camaquã, técnicos do Núcleo realizaram uma oficina sobre o estatuto cooperativista, considerando que os associados do município estudam a possibilidade de mudar o formato de associação para cooperativa. Esta mudança busca facilitar questões legais com a prefeitura. Assim como em Dom Feliciano, o próximo encontro está marcado para o dia 1° do próximo mês.

Ao todo, 10 municípios - Camaquã, Dom Feliciano, Pelotas, Chuvisca, Cristal, Turuçu, Capão do Leão, Cerrito, Pedro Osório e Piratini - estão sendo assessorados pela UCPel no Projeto MTE da Reciclagem. Até o final da ação, em 2015, deverão ser beneficiados cerca de 200 trabalhadores da região com a proposta de criação de uma rede regional de integração para a comercialização e análise de alternativas para processamento de resíduos na região.