/ Notícias / Nesic realiza oficina com catadores em Arroio Grande
Nesic realiza oficina com catadores em Arroio Grande
25.06.2012 | 14:30 | #institucional
Nesic realiza oficina com catadores em Arroio Grande

Depois de duas visitas preparatórias na cidade, o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica de Pelotas (Nesic/UCPel) realizou no dia 19 sua primeira oficina do projeto “MTE dos Catadores” em Arroio Grande. Além dos 25 trabalhadores participantes da atividade, estavam presentes a equipe técnica do Núcleo da Universidade e representantes da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente do município.

A oficina tratou de questões ligadas a um estatuto da cooperativa de trabalhadores, que será elaborado ao longo das atividades do projeto. A ideia geral do MTE dos Catadores é formar uma rede de cooperativas de coleta e reciclagem de resíduos em dez municípios da Região Sul do estado, entre eles Arroio Grande.

Durante a realização do projeto, que tem previsão de três anos de duração, o Nesic pretende também qualificar os trabalhadores da área. Estão sendo realizadas oficinas sobre economia solidária, autogestão, logística e comunicação interna, além de questões jurídicas e sociais.

As próximas visitas e oficinas na cidade já estão sendo agendadas entre o Nesic e os futuros cooperados. A ideia é que o próximo encontro em Arroio Grande ocorra dentro de 15 dias.

O projeto
O MTE dos Catadores é uma atividade da UCPel através do Nesic, financiada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O projeto visa, principalmente, mobilizar, constituir e dar apoio a empreendimentos informais e cooperativas que atuam na coleta e seleção de resíduos sólidos na Região Sul do Rio Grande do Sul. Até o fim do projeto, em 2015, deverão ser contemplados dez municípios da zona sul, com a proposta da criação de uma Rede Regional de Integração para a comercialização e análise de alternativas para processamento de resíduos na região.