/ Notícias / Nesic integra projeto nacional de cooperação na área de resíduos sólidos
Nesic integra projeto nacional de cooperação na área de resíduos sólidos
13.11.2020 | 12:55 | #nesic
Nesic integra projeto nacional de cooperação na área de resíduos sólidos

O Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic) foi selecionado para integrar uma rede nacional voltada à gestão de resíduos sólidos recicláveis e inclusão socioprodutiva de catadores. A incubadora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) representará a região sul do Brasil em um projeto de pesquisa liderado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Além da UCPel e da UFRN, representando as regiões sul e nordeste do país, integram o projeto as universidades Estadual do Mato Grosso (Unemat), da região centro-oeste; Federal de Uberlândia (UFU) do sudeste; Federal do Pará (UFPA), região norte. 

De acordo com o professor da UCPel e coordenador do Nesic, Renato Della Vechia, a rede será responsável por articular o trabalho realizado por pesquisadores com experiências distintas no trabalho com reciclagem. “Essa formação será fundamental para dar um caráter nacional à pesquisa. Outro objetivo é organizar estudos, publicações e articulações com outros pesquisadores da área”, explica o docente. 

O Nesic foi selecionado para representar o sul do país devido a experiência em ações de extensão e pesquisa nessa área. Uma delas, por exemplo, englobou os 22 municípios integrantes do Corede Sul para identificação de 72 locais destinados à compra de resíduos sólidos. “A partir desse estudo fizemos um mapeamento de como esse material é comercializado na região. Qual a rota, para onde vai, que tipo de material, quantas pessoas trabalham nos galpões”, diz o docente.

Outro estudo de destaque feito pela incubadora da UCPel traçou o perfil dos catadores no município de Pelotas. As duas pesquisas deram base para o trabalho de extensão feito pelo Nesic na organização de cooperativas de catadores na região sul e, posteriormente, criação da Rede Reciclar, responsável por articular algumas dessas cooperativas na comercialização conjunta. 


REPITES


O projeto de pesquisa nacional, intitulado Rede de Pesquisa, Inovação e Tecnologia Social em Gestão de Resíduos Sólidos, Sustentabilidade e Economia Solidária (REPITES) têm como principal objetivo ampliar estudos na área dos catadores  de materiais recicláveis. 

A iniciativa contribuirá para a inclusão socioprodutiva de catadores na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010) e nos princípios da economia solidária. O REPITES ainda pretende auxiliar na geração de conhecimentos científicos e qualificação de condições de trabalho e renda de trabalhadores de sistemas urbanos de coleta seletiva. 

Com duração de dois anos, o projeto prevê etapas como revisão bibliográfica, identificação de iniciativas já realizadas na área, discussões junto ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis para definição de novos temas de pesquisa, além de um grande encontro nacional, oportunidade para participação de catadores de todas as regiões do país. Conforme Della Vechia, o cronograma completo do trabalho assim como definição da equipe ainda está em processo de finalização. 


Redação: Rita Wicth - MTB 14101 

Fotos: Acervo Nesic 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?