/ Notícias / Nesic cria grupo de estudos sobre o trabalho
Nesic cria grupo de estudos sobre o trabalho
18.09.2015 | 16:24 | #servico-social
Nesic cria grupo de estudos sobre o trabalho
O Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica de Pelotas (Nesic/UCPel) inicia nesta sexta-feira (18), às 16h, as atividades do Grupo de Estudos sobre o Mundo do Trabalho. Com encontros a cada 15 dias, acadêmicos e interessados em aprofundar os conhecimentos sobre a problemática do trabalho serão bem-vindos. 

A cada encontro, que terá a orientação da professora da UCPel Carla Ávila, um texto será debatido entre os participantes. Temas como a introdução à filosofia marxista, diálogos sobre o mundo do trabalho, ideologia alemã, introdução à crítica da economia política, perspectivas e desafios da pesquisa militante na atualidade e economia solidária terão espaço.   

O grupo de estudos foi proposto no planejamento de ações do Nesic com a intenção de oferecer atividades para a comunidade em geral. “O grupo foi idealizado para oferecer um espaço para a discussão de temas importantes como redução da maioridade penal, reforma agrária e questões do trabalho”, comenta o bolsista de extensão do Nesic, André da Silva. Os encontros são direcionados principalmente para estudantes universitários, mas a comunidade também pode participar.   

Interessados em integrar o grupo devem mandar um e-mail para o endereço sobreomundodotrabalho@gmail.com, informando o nome completo, curso, matrícula, CPF e telefone. Os textos de cada encontro serão disponibilizados previamente na página do Facebook e o blog do Nesic

Diálogos sobre o mundo do trabalho
O Grupo de Estudos também será o responsável pela realização da 2ª edição do Diálogos Sobre o Mundo do Trabalho, que ocorrerá no dia 29, às 19h30min, no Espaço Multiuso do Campus II. O convidado especial do evento será Claudio Nascimento, que apresentará maneiras viáveis de engajamento em prol de uma autogestão conjunta em modelos de cooperativismo e de uma "construção do poder popular". 

Palavras como solidariedade, autonomia e mutualismo deverão ser utilizadas pelo palestrante para mostrar o papel da economia solidária como exercício de união entre o trabalhador solidário e o socialismo autogestionário. As inscrições para o evento são gratuitas e poderão ser realizadas momentos antes da palestra. O Espaço Multiuso do Campus II fica localizado na Rua Almirante Barroso, 1.202.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?