/ Notícias / Negócio a Negócio, um espaço para alunos e empresários
Negócio a Negócio, um espaço para alunos e empresários
11.09.2015 | 18:40 | #edr
Negócio a Negócio, um espaço para alunos e empresários
Uma oportunidade tanto para os alunos que estão se preparando para o mercado de trabalho quanto para os empresários da região, o Negócio a Negócio (NaN) é um programa do SEBRAE desenvolvido em parceria com universidades de todo o país. Na região Sul do Rio Grande do Sul esse serviço é realizado em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Alunos de graduação, especialização, MBA e mestrado podem participar do programa Negócio a Negócio, ligado ao Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel. O NaN visa orientar microempresas e microempreendedores individuais a melhorar os rendimentos e superar as dificuldades encontradas no dia a dia.

Desenvolvido desde 2012 na UCPel, o programa conta com a participação de 42 alunos da Universidade. Esses estudantes são os agentes do programa, responsáveis por fazer as visitas de campo, ir até os bairros da cidade, conversar com os empresários e convidá-los a participar do NaN. Nesse primeiro contato é feito um questionário com empresários e, por meio dele, são detectados os problemas encontrados na gestão da empresa, como, por exemplo, falta de controle sobre o estoque e sobre as finanças.

Posteriormente, o agente, através de um sistema do SEBRAE, insere as informações adquiridas na primeira visita e um plano de ação é gerado, sugerindo ferramentas de gestão que se encaixam com a necessidade da empresa. O agente faz um acompanhamento do empreendimento em ciclos de três visitas por ano. A empresa poderá ainda receber a colaboração de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo para qualificar o layout do empreendimento.

Sidnei Barbosa é aluno do curso de especialização em Controladoria e Finanças na UCPel e considerado estudante destaque do programa. Ele realiza cerca de 130 atendimentos mensais, sendo que, para cada atendimento, o SEBRAE disponibiliza remuneração. “É um projeto positivo. Faço meus próprios horários e com o dinheiro consigo pagar a Universidade”, diz.

Sidnei ainda reforça que o programa, além de gerar renda, é importante para estimular o espírito empreendedor nos alunos e fortalecer a rede de contatos, já que se conhecem muitos empresários do mercado de Pelotas e região.

Negócio a Negócio
Interessados em participar devem ir até a sede do projeto, que fica no Campus I da Universidade, no Prédio E, sala 204. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8292.