/ Notícias / Negócio a Negócio capacita alunos para nova metodologia
Negócio a Negócio capacita alunos para nova metodologia
30.06.2015 | 15:33
Negócio a Negócio capacita alunos para nova metodologia
Alunos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que fazem parte do projeto Negócio a Negócio, do SEBRAE, foram capacitados para a nova metodologia que começa a valer a partir do segundo semestre de 2015. O Negócio a Negócio é realizado na UCPel desde 2012, com o objetivo de desenvolver atividades de orientação empresarial junto a microempreendedores individuais e microempresas.

O Negócio a Negócio faz parte do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel e orienta gratuitamente os microempreendedores da região na gestão de seus negócios. Os alunos vão até as empresas e aplicam, junto aos empresários, o diagnóstico situacional. A partir desse questionário, são geradas ações para melhorar o desempenho das atividades de gestão. 

Dado o sucesso do projeto, o SEBRAE planejou uma nova metodologia e mudanças nas ferramentas. O novo sistema deverá estar disponível a partir do início do segundo semestre deste ano. Para que os alunos comecem a trabalhar com a nova metodologia, foi realizada uma capacitação que contou com a participação de 15 agentes. Essa capacitação foi ministrada pela técnica-gerente de atendimento individual do SEBRAE, Aline Thomaz.

Entenda as mudanças
Na nova metodologia, o diagnóstico situacional passa a ter a percepção do empresário sobre sua empresa. A partir de perguntas nesse sentido, o sistema vai elencar oito ferramentas a serem aplicadas na empresa, de acordo com as dificuldades enfrentas pelo empresário. O agente escolherá as quatro mais adequadas para dificuldades analisadas. As ferramentas são divididas em três níveis: básico, intermediário e avançado. 

Outra mudança apresentada é que o projeto não será mais dividido em etapas, mas sim em ciclos. As empresas que foram atendidas em anos anteriores podem participar novamente do Negócio a Negócio. 

Deverá integrar a equipe do Negócio a Negócio um novo colaborador, o monitor, que será responsável por organizar encontros entre as empresas do mesmo segmento que participam do projeto. E ele ainda dará suporte para empresas quanto às dúvidas de como aplicar as ferramentas. 

Negócio a Negócio
Os acadêmicos que participam do projeto recebem uma remuneração do SEBRAE para cada atendimento feito. Qualquer aluno, independentemente do curso, pode participar do programa Negócio a Negócio. Basta ir até à sede, que fica no Campus I da Universidade, na rua Gonçalves Chaves, 373, no Prédio E, sala 204. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8292.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?