O Núcleo de Extensão, Ensino e Pesquisa de Relações Étnico-Raciais da Universidade Católica de Pelotas (NEEPRER/UCPel) realiza encontros para debater literatura com temática inter-racial. A atividade, com colaboração da Usina Feminista, acontece no Comitê de Desenvolvimento do Dunas (CDD Dunas), localizado na avenida Ulysses Silveira Guimarães, 2057 e também em transmissão pelo Google Meet.
O projeto “Vamos ler Juntxs?” do NEEPRER visa intensificar o contato da comunidade com a leitura e principalmente, facilitar o acesso à literatura negra e temas das relações étnico raciais. “Estamos em uma era de caracteres mínimos, oportunizar ler um livro acaba sendo de extrema importância”, ressalta a docente e coordenadora do programa, Carla Ávila.
A obra escolhida para a leitura em conjunto é da escritora Lia Vainer Schucman: “Famílias inter-raciais: tensões entre cor e amor”. Ao abordar experiências reais de famílias inter-raciais, a publicação permite uma reflexão sobre o combate ao racismo que pode acontecer, inclusive, em relações familiares.
O próximo encontro acontece no dia 5 de setembro a partir das 14h30. O evento é gratuito e as inscrições são feitas mediante formulário. Novos participantes podem ter acesso aos resumos de capítulos já lidos nos outros encontros. Para maiores informações é possível o contato no e-mail do NEEPRER: neeprerucpel@ucpel.edu.br. Confira a programação abaixo.
O Neeprer surgiu de um grupo de estudo em 2013 com o objetivo de falar sobre as relações étnico raciais. O programa constitui diferentes linhas de estudo para o desenvolvimento de suas atividades, são elas: Racismo e Educação; Racismo e Saúde; Noções de Empreendedorismo Negro; Racismo e Estado e o Racismo e a Cidade.
05/09, 14h30 às 16h - A cor de Amanda: Entre branca, morena e negra
19/09, 14h30 às 16h - O racismo familiar e a construção da negritude positivada: da química ao crespo
03/10, 14h30 às 16h - Da democracia racial à descoberta do mito: o encontro com o racismo na vida do outro
Redação: Lucia Ippolito