/ Notícias / NAOP e acadêmicos do curso de Psicologia desenvolvem ações de apoio a jovens com dificuldade de aprendizagem
NAOP e acadêmicos do curso de Psicologia desenvolvem ações de apoio a jovens com dificuldade de aprendizagem
13.05.2025 | 16:28 | #psicologia
NAOP e acadêmicos do curso de Psicologia desenvolvem ações de apoio a jovens com dificuldade de aprendizagem

O Núcleo de Apoio e Orientação Psicopedagógica (NAOP), projeto que desenvolve ações extensionistas e inclusivas, juntamente com alunos do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), promove atividades de apoio a jovens com dificuldade de aprendizagem e necessidades especiais. 


O NAOP surgiu da necessidade do enfrentamento das dificuldades de aprendizagem intensificadas após a pandemia de Covid-19, diante da ausência de diagnósticos situacionais precisos e de atendimentos psicopedagógicos adequados. Comprometido com a responsabilidade social da universidade, a iniciativa visa a criação de estratégias preventivas e resolutivas para os desafios no processo de aprendizagem. 


A atuação do projeto baseia-se em uma abordagem problematizadora, integrando educação e inclusão social para promover transformações significativas nas condições educacionais, sociais, econômicas e culturais das pessoas e comunidades envolvidas. O NAOP busca apoiar crianças e adolescentes com dificuldades, principalmente, nos aspectos relacionados à leitura, escrita e competências socioemocionais por meio de atendimentos psicopedagógicos realizados com a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento.


Fábio Ranieri, professor da UCPel e coordenador do projeto, destaca que o NAOP promove a interação transformadora entre a universidade e a sociedade, fortalecendo o protagonismo estudantil no processo formativo. “Ao colocar o estudante no centro de sua formação, estimula-se o desenvolvimento de competências essenciais à prática profissional e à cidadania crítica, permitindo ao discente reconhecer-se como agente de transformação social e de garantia de direitos”, realça.  


O projeto atua em parceria com a Clínica Medicina dos Olhos, que presta atendimento especializado às crianças que necessitam de atendimento oftalmológico. Atualmente, em seu terceiro ano de atuação, o projeto se expandiu em 2024 para o município de Capão do Leão, mantendo também suas atividades no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ). 


Redação Vanessa Ferro

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?