/ Notícias / NAE retoma atividades do Grupo de Mindfulness
NAE retoma atividades do Grupo de Mindfulness
16.03.2022 | 09:29 | #institucional
NAE  retoma atividades do Grupo de Mindfulness

Treinar a atenção e desenvolver a habilidade de estar presente são o foco de uma ação que será retomada na Universidade Católica de Pelotas (UCPel)- o Grupo de Mindfulness. Os primeiros encontros ocorrem dia 21 de março, em dois momentos: 13h30min e 20h.

Voltada para todos os alunos da universidade, a prática é executada pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), sob a responsabilidade da psicóloga, que possui formação no treinamento, Marília Souza. Os encontros, remotos, têm duração de cerca de uma hora e abordam temas como ansiedade, regulação emocional, memória e foco. “A ideia é que os alunos aprendam a praticar e usem o Mindfulness no dia a dia. Ao longo do tempo e com as práticas regulares começam a surgir os benefícios”, esclarece Marília.

Os interessados em participar do grupo devem realizar inscrição através do link que constará em mensagem a ser encaminhada via e-mail institucional. Os alunos poderão obter certificado de participação com as horas correspondentes aos dias que realizaram a atividade. Os encontros ocorrerão sempre às segundas-feiras.

O que é Mindfulness

Mindfulness é o treinamento da atenção, a habilidade de estar presente, consciente, com uma  postura de abertura e não julgadora consigo e com vida. A técnica, segundo a psicóloga do NAE, contribui para escolhas mais claras e uma vida mais alinhada a princípios e intenções pessoais e coletivas. “Mindfulness nos ajuda a ter mais consciência sobre como a nossa mente funciona e em como lidar melhor com o desconforto físico ou emocional. Tendo assim, escolhas mais habilidosas frente à vida”, explica Marília.

Quando e como procurar o NAE

Além do Grupo de Mindfulness, o aluno da Católica (presencial e EaD) encontra no NAE apoio pedagógico - voltado para questões do processo de ensino-aprendizagem, apoio psicológico, com ênfase em facilitar a adaptação ao mundo acadêmico, e apoio social - identificação de fatores sociais, culturais e econômicos que possam dificultar o desenvolvimento do estudante. O serviço conta com uma equipe de pedagogas, psicólogas e assistentes sociais.

Para ser atendido o estudante deve preencher um formulário existente na página do NAE, relativo ao tipo de serviço que necessita. Também pode fazer contato pelo e-mail: atendimento.edu@ucpel.edu.br. O NAE funciona no Campus I da UCPel, na sala 103A, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h.

Redação: Alessandra Senna