/ Notícias / NAE promove campanha de acolhimento e qualidade de vida aos alunos da UCPel
NAE promove campanha de acolhimento e qualidade de vida aos alunos da UCPel

O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove campanha para divulgar as ações que o núcleo oferece em prol da saúde mental dos alunos da instituição. A iniciativa promoverá, ainda, conteúdos que permitam uma maior compreensão acerca do assunto.

As ações realizadas pelo NAE que proporcionam um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor foram o primeiro ponto abordado através das redes sociais. Durante o ano letivo de 2023, algumas temáticas também estão sendo organizadas para contribuir com o bem-estar dos discentes através do projeto Momentos com o NAE — que promove encontros a partir de demandas detectadas nos atendimentos individuais dos alunos, assim como no contato com professores e coordenadores de cursos.

O NAE oportuniza, executa e acompanha programas e projetos que contribuem para o acesso, a permanência e o desenvolvimento acadêmico dos estudantes da UCPel.

Mote da campanha

Cuidar da saúde mental é uma urgência da sociedade. Segundo a campanha realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em 2022, dentre 7,7 mil jovens e adolescentes brasileiros questionados, metade já sentiu necessidade de pedir ajuda quanto ao tema.

Ainda considerados tabus, problemas de saúde mental precisam ser levados à luz para que a busca por ajuda deixe de ser estigmatizada. Nesta mesma pesquisa, por exemplo, 40% dos entrevistados revelaram não ter pedido ajuda a ninguém por insegurança, medo de julgamentos ou falta de informação.

A Campanha Acolher o Ano Inteiro é providencial para que o aluno sinta-se pertencente à UCPel e enxergue o NAE como um aporte nos seus momentos de dificuldades, sejam elas de caráter social, psicológico ou pedagógico.

O NAE/UCPel promove ainda atendimentos de acolhimento e orientação psicossocial, educacional especializado e nivelamento acadêmico acontecem na sala 206C da Universidade.

Redação: Carol Albaini