/ Notícias / NAE e EDR realizam reunião de suporte para participantes da mobilidade acadêmica
NAE e EDR realizam reunião de suporte para participantes da mobilidade acadêmica
15.12.2023 | 12:56 | #edr #nae-apoio-ao-estudante
NAE e EDR realizam reunião de suporte para participantes da mobilidade acadêmica imagem da última reunião com intercambistas

Na próxima terça-feira, 19 de dezembro, na sala 407, acontece a reunião de pré-intercâmbio dos alunos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que participarão da mobilidade acadêmica, uma oportunidade que permite os estudantes da universidade estudarem por um semestre letivo em uma Instituição de Ensino Superior Conveniada. O encontro é destinado aos alunos selecionados em editais de mobilidade.

A atividade, parceria entre o Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) e o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), promoverá conversa e acolhimento, tirando dúvidas dos participantes e os ajudando a encarar os possíveis desafios que essa experiência pode proporcionar. “Falaremos da importância da oportunidade para o crescimento deles e do currículo, de toda parte de documentação, do que podem encontrar como dificuldade, dos contatos que farão”, comenta a psicóloga do NAE, Sandra Grassi. “Além de ser um divisor de vida, tanto pessoal como profissional”, complementa Sandra. 

Neste período, os participantes vão ser direcionados à Universidade de Coimbra; Universidade Católica Portuguesa, sede de Braga; e ao Instituto Politécnico de Bragança.

 

Processsos de seleção de intercâmbios

O EDR, faz a divulgação de diversos editais de intercâmbio para instituições parceiras da UCPel. Confira no site do setor sobre oportunidades de mobilidade acadêmica. Cada oportunidade divulgada possui seu próprio processo seletivo, com particularidades que variam de acordo com as condições e requerimentos da Instituição que oferta vaga. Desta forma, é necessário acompanhar as atualizações sobre os processos. É oferecida uma lista de documentos necessários para a inscrição junto a divulgação de cada oportunidade. 


Em um primeiro momento a UCPel faz uma avaliação de cada candidato, levando em consideração diversos fatores, como por exemplo: se o candidato possui todos os pré-requisitos necessários; se a oportunidade possui relevância para sua formação; se o candidato poderá retomar seus estudos na UCPel sem prejuízo após o retorno, dentre outros fatores.


Uma vez que o candidato é aprovado nesta avaliação interna, o mesmo é nomeado para a instituição de destino, que fará a sua avaliação, podendo também solicitar mais documentos. Sendo aprovado em ambas etapas, o aluno é comunicado. Durante todo o processo o candidato é informado acerca de todo o andamento, tendo total liberdade para fazer contato em qualquer etapa, caso haja alguma dúvida.

 

Redação: Nátalli Bonow

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?