/ Notícias / Nae disponibiliza atendimentos individuais e em grupos no formato remoto
Nae disponibiliza atendimentos individuais e em grupos no formato remoto
30.06.2020 | 11:38 | #institucional #coronavirus
Nae disponibiliza atendimentos individuais e em grupos no formato remoto

O Núcleo de Apoio ao Estudante (Nae) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) atende estudantes da instituição através do modelo remoto. O aluno interessado em obter auxílio deve preencher um formulário disponível no site nae.ucpel.edu.br. Os encontros ocorrem em diversos formatos, tanto individuais quanto coletivos, em chamadas telefônicas, whatsapp ou videochamadas.

São responsáveis pelos atendimentos do Nae a assistente social Amanda Pistoletti, a pedagoga Ana Paula Silveira e a psicologa Anelise Neves. Juntas, as três frentes de atendimento proporcionam um amparo completo ao acadêmico.

De acordo com Ana Paula, é comum ocorrer dos estudantes procurarem o Nae por um determinado assunto, mas as profissionais identificarem a necessidade de atendimento em outra área. “Quando isso ocorre, o Nae se encarrega de fazer contatos com serviços externos, como clínicas psicológica, órgãos públicos e outros serviços de atendimento para encaminhar o estudante” completa a pedagoga.

As demandas que chegam até o Nae são diversas. Em relação a estudantes vindo de fora, há muita procura por problemas de adaptação à cidade. Assuntos de cunho social também costumam ser trazidos frequentemente, desde problemas financeiros e familiares até dificuldade de acesso à internet. Entretanto, a angústia mais frequente costuma surgir diante de provas, produção de trabalho de conclusão de curso e do retorno das atividades práticas.

“No início da quarentena, as angústias estavam quase sempre relacionadas à dificuldade de adaptação com o que estava acontecendo. Agora, está mais concentrada na ansiedade pelo retorno”, relata a psicóloga Anelise. Outro assunto que o Nae também presta auxílio é sobre dificuldade na organização dos estudos. “Às vezes eles viram à noite estudando e essa não é a solução. Então, ajudamos a criar e organizar um cronograma”, comenta a assistente social Amanda.

Atividades em grupo

Devido ao momento de quarentena social imposta pela pandemia do novo coronavírus, o Nae está promovendo dois momentos em grupo. Oportunidade em que alunos podem se encontrar virtualmente para conversar, tirar dúvidas e aprender mais sobre como superar a ansiedade do dia a dia.

Nas terças-feiras, às 18h, o tema do encontro é livre. O objetivo é proporcionar ao acadêmico a sensação de amparo constante, como se o Núcleo estivesse aberto para consultas como normalmente.

De acordo com Anelise, o atendimento em grupo é importante não só para acolher mais pessoas, mas principalmente porque possui caráter preventivo aos problemas. “Desta forma, o aluno não precisa buscar ajuda somente quando já está mal”, completa a psicóloga.

Prática de mindfulness

O segundo momento em grupo ocorre nas sextas-feiras, também às 18h, e trabalha diretamente com a prática do mindfulness. A psicóloga Marília Souza é quem ministra as aulas. Conforme explica, a técnica é oriunda do budismo, possui comprovações científicas e pode ser praticada de forma laica. Seu propósito principal: atingir um estado total de consciência da mente humana.

“Ela emerge quando prestamos atenção intencionalmente e sem julgamentos próprios. É um treino da atenção, que  nos possibilita estar consciente de nossos sentimentos e do que fazemos. Ajuda a conhecer padrões e a forma como nos relacionamos com o mundo e com nós mesmos”, explica Marília, formada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em Prevenção de Recaídas Baseada em Mindfulness (MBRP - UNIFESP).

No encontro são realizadas práticas breves como exercícios de respiração, observação de sons, pensamentos e troca de experiência entre os participantes, que são encorajados a repetirem a prática ao longo da semana. As técnicas ajudam a promover uma maior autoaceitação e melhora no estado emocional.

“Mais do que nunca é importante aprender a melhorar a saúde mental. Quando aprendemos a lidar com as emoções, passamos a focar no agora. E perceber que às vezes eu vou estar em sofrimento sim, mas tudo bem, porque isso passa“, conclui Marília.

Para o estudante participar dos encontros, basta acessar os seguintes links e entrar pelo Google Meet:

Terças-feiras (temática livre): https://meet.google.com/yzb-rsgr-vya

Sextas-Feiras (Mindfulness): https://meet.google.com/cny-xciu-iii

Todos os acadêmicos da Universidade receberão em seu e-mail institucional o convite contendo os links acima para participar. Caso seja preciso entrar em contato diretamente com o Nae, basta fazê-lo através do novo e-mail do setor: atendimento.edu@ucpel.edu.br

Redação: Rafael Mirapalheta