/ Notícias / Na Fenadoce, Liga de Pediatria esclarece dúvidas sobre amamentação
Na Fenadoce, Liga de Pediatria esclarece dúvidas sobre amamentação
18.06.2012 | 11:41 | #medicina
Na Fenadoce, Liga de Pediatria esclarece dúvidas sobre amamentação
Ser mãe traz muitas alegrias – e também dúvidas. Questões ligadas à saúde do bebê e à amamentação são alguns dos pontos de interrogação com que as mamães, novas ou experientes, têm que lidar. Pensando nisso, os alunos do curso de Medicina da Liga Acadêmica da Pediatria, uma integração entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) realizaram na última sexta-feira (15), no Auditório da Fenadoce, a atividade “Mama Nenê”.

O encontro ocorreu como uma roda de conversa descontraída, onde mães, gestantes, estudantes de Medicina e profissionais da saúde trocaram experiências e conversaram sobre amamentação, os primeiros meses dos bebês e ainda sobre os cuidados que devem ser tomados durante e depois da gravidez. “Esta foi uma oportunidade de nós, médicos e futuros médicos, cumprirmos nosso papel de educadores de saúde”, pontuou a pediatra do HUSFP, Luiza Novaes. Segundo ela, além de prestar um serviço ao público, a atividade foi uma forma de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem pelo qual passam os estudantes. “É muito importante que eles tenham contato com as pessoas, pois o trabalho deles será este”, disse.

Jordana Cardoso é mãe da pequena Maria Eduarda, de dois meses. Ela teve sua filha no HUSFP e diz ter sido bem assistida. “Meu bebê nasceu prematuro e fiquei muito preocupada na época, mas o pessoal me deu muita atenção e me deixou mais tranquila em relação a tudo, principalmente a amamentação”, afirmou. A instituição é referência no aleitamento materno e detém o título de Hospital Amigo da Criança desde 2004, com reconhecimento da Organização Mundial da Saúde, Unicef e Mistério da Saúde. Jordana participou da atividade na Fenadoce e aprovou. “Sempre há o que aprender tendo contato com outras mães e profissionais”, disse.

O encontro “Mama Nenê” também orientou a gestante Raquel Silveira, de 28 anos, que esta prestes a ter o bebê. “Estou com 37 semanas e começando a ficar nervosa. Meu marido me falou desta atividade e achei uma ótima ideia participarmos, afinal eu tinha algumas dúvidas”, contou.

Além dos estudantes e a da pediatria do Hospital Universitário, a atividade contou com a presença da Nutricionista da instituição, Rejane Radunz.