/ Notícias / Museu da Moda de Canela é alvo de exploração de estudantes
Museu da Moda de Canela é alvo de exploração de estudantes
24.05.2012 | 09:45 | #tecnologia-em-design-de-moda
Museu da Moda de Canela é alvo de exploração de estudantes
Aquela máxima de que a moda sempre volta tem fundo de verdade. Para se aproximar dessas releituras que encontram eco nas criações contemporâneas, estudantes e professores do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) fazem uma volta ao passado. O túnel do tempo será o Museu da Moda, em Canela. Para embarcar nessa legítima viagem, um grupo de cerca de 80 pessoas lotará dois ônibus rumo a serra gaúcha no dia 30.

O vestuário desde a pré-história até o século 21 é o grande atrativo do local. A delegação da UCPel será recebida com uma palestra e depois participa de uma visita guiada.

A coordenadora do curso e professora da disciplina de Evolução da Indumentária, Aline Machado, comenta que a todo momento a moda é revisitada. No seu desenvolvimento, explica, o profissional vai se deparar com releituras e a moda vintage, em alta atualmente. “Por exemplo, as tendências para 2013 são referências dos anos 20, uma moda mais andrógina, de look mais solto, e dos anos 50, com a feminilidade e a cintura marcada lançada pela Dior”, adianta.

Vestimentas de outrora
O Museu da Moda de Canela foi inaugurado no início deste ano e faz uma reconstrução estética de 4 mil anos da história do vestuário feminino em 2,5 mil m2 de área construída.

As peças foram criadas conforme pesquisa da empresária e estilista Milka Wolff e a curadora do Museu Débora Elman. A tecelagem, o tingimento e a costura das peças da exposição obedecem rigorosamente o período que retratam, assim como os detalhes e os aviamentos.

O visitante tem a oportunidade de observar como os vestidos eram confeccionados a mão, até o ano de 1709 D.C. - quando foi fabricada a primeira máquina de costura -, chegando até os dias atuais. Quem passa por lá também encontra peças e utensílios relativos à confecção do vestuário que foram garimpados em antiquários de diversos países.