/ Notícias / Mulheres ocupam maior parte dos cargos na UCPel
Mulheres ocupam maior parte dos cargos na UCPel
08.03.2024 | 11:08 | #institucional
Mulheres ocupam maior parte dos cargos na UCPel

No cenário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a presença feminina não apenas se destaca, mas também se sobressai. Com um corpo de funcionários composto por 340 mulheres e 240 homens, a universidade orgulha-se de contar com uma maioria feminina significativa — representando 58,62% do total.

Em uma data tão simbólica quanto o Dia Internacional da Mulher, esta proporção não é apenas um número, mas um reflexo do compromisso da instituição em promover a igualdade de gênero e valorizar as contribuições das mulheres em todos os âmbitos acadêmicos e profissionais.

A pró-reitora acadêmica Moema Chatkin ressalta que as mulheres trazem consigo uma bagagem histórica relacionada a tripla jornada que executam, “muitas de nós são mães, trabalham em casa e atuam no mercado de trabalho”. Papéis estes que têm contribuído para a diversidade e a qualidade da instituição, expõe Moema. “Exatamente pelas histórias e experiências que trazem consigo e pela sua natureza forte e inteligência emocional, as mulheres atuam como agentes agregadores nos espaços que ocupam”, complementa.

Opinião compartilhada pela pró-reitora administrativa, Magda Westermann. Para ela, a trajetória social das mulheres é diferencial em suas atuações no mercado de trabalho, principalmente em questões de liderança. “Somos multitarefa, os desafios de equilibrar diariamente carreira, tarefas domésticas e cuidar de si mesmas é um exercício diário, o que nos torna mais hábeis para desenvolver essa competência” relata. “Temos também muita empatia, o que permite um olhar mais humano e acolhedor”, complementa.

Na contramão do mercado

Segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a força feminina no mercado de trabalho caiu de 53,3% para 45,8%. A UCPel, bem como sua mantenedora a Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC), seguem na contramão do mercado, valorizando e promovendo espaço e protagonismo às mulheres — no Grupo APAC 74,19% dos funcionários são mulheres.

Fazer parte de uma instituição onde as mulheres são acolhidas, incentivadas e, inclusive, preparadas para assumir postos de liderança é motivo de muita alegria, declara Magda Westermann.

O grupo continuará a apoiar iniciativas que promovam a inclusão, a diversidade e o empoderamento feminino, garantindo que o ambiente acadêmico e corporativo seja verdadeiramente igualitário e acolhedor para todos. “É super importante fazer um resgate histórico da trajetória e dos direitos da mulher, o quanto foi alcançado e o quanto ainda precisamos caminhar para uma verdadeira equidade”, pontua Magda.

Neste Dia Internacional da Mulher, a UCPel renova seu compromisso em promover a igualdade de gênero e em reconhecer e celebrar as conquistas das mulheres em sua comunidade. “Jamais deixaremos de celebrar tudo o que já foi conquistado ao longo do tempo”, conclui a pró-reitora.

Redação Caroline Albaini