Morreu na noite de domingo (04) o ex-reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Wallney Joelmir Hammes. O professor estava afastado da Instituição desde que completou 50 anos de Casa, no início de 2010, em função de problemas de saúde. Hammes estava internado no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) desde 08 de agosto deste ano, por causa de complicações respiratórias decorrentes de uma doença neurodegenerativa progressiva e rara, chamada esclerose lateral amiotrófica (ELA) ou doença de Lou Gehrig.
Considerado uma das grandes personalidades da UCPel, Hammes era bacharel e licenciado em Letras Anglo-Germânicas pela Faculdade Católica de Filosofia de Pelotas, uma das células constitutivas da Universidade. Foi na Instituição que, em 1960, iniciou o magistério superior e se especializou em Linguística Aplicada. Dedicou-se ao ensino de Inglês, Alemão, Latim e Português, lecionando em diversas escolas de ensino fundamental e médio da cidade de Pelotas.
Hammes exerceu a coordenação executiva de cursos de especialização realizados na UCPel na área de língua portuguesa e suas literaturas. Entre suas muitas publicações estão “Prontuário de Linguagem e Comunicação”, “Aprendendo a pensar para melhor redigir” e “Dom Antônio Zattera – 3º Bispo de Pelotas”.
Ele foi reitor no período de 1997 a 1999 e, de 2002 a 2010, ocupou o cargo de diretor da Editora Educat. Ao longo de sua carreira na Universidade também prestou assessoria redacional e de tradução a diversos setores da Instituição.
A última homenagem prestada pela UCPel a Hammes ocorreu em março de 2011 e foi marcada pela recolocação de uma placa dada ao professor lourenciano em julho de 1999, por ocasião do título de “Cidadão Pelotense”, concedido pela Câmara de Vereadores. A placa havia sido retirada do hall do Auditório em função de reformas no prédio. Na ocasião, embora ausente, Hammes agradeceu em carta à reitoria pelo ato de reconhecimento e citou sua satisfação em ter feito da UCPel sua segunda casa durante meio século. “Esta é a Instituição para a qual me dediquei boa parte da minha vida, por 50 anos ininterruptos”, ressaltou.
Luto
A Universidade estará com suas atividades acadêmicas e administrativas suspensas na tarde desta segunda-feira (05), em decorrência do falecimento de seu ex-reitor. O velório está ocorrendo na capela A1 do Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula. O sepultamento será às 14h30min.