/ Notícias / Morfologia UCPel ganha novo espaço no Campus I
Morfologia UCPel ganha novo espaço no Campus I
11.04.2024 | 17:03 | #medicina #institucional
Morfologia UCPel ganha novo espaço no Campus I

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) inaugurou recentemente o novo Laboratório de Morfologia no Campus I. A iniciativa visa proporcionar um ambiente mais adequado e climatizado para as atividades da área, enquanto as obras no Campus da Saúde estão em andamento. O investimento é de quase R$500 mil, e a duração da obra é de aproximadamente quatro meses.


A arquiteta da Universidade, Luciane Cardoso, ressaltou a importância do novo espaço, que irá abrigar provisoriamente as atividades da área de morfologia. A reforma do ambiente temporário inclui revitalização do local, substituição de redes elétricas e lógicas, climatização das salas e introdução de elementos naturais no acesso ao laboratório.


O professor de Anatomia, Max Afonso destaca o ânimo em relação ao acesso ao novo laboratório, localizado no Campus principal da universidade. “O novo espaço oferece boa luminosidade, climatização e equipamentos modernos, como quadros, televisões, peças sintéticas e aparelhos para a realidade virtual”, comentou. 


O docente também salienta um aspecto marcante do novo local, que é a presença de elementos simbólicos na história da anatomia, com uma obra do pintor Rembrandt van Rijn, "A lição de anatomia do Dr. Tulp", de 1632, conhecida por representar uma aula de anatomia com o uso de cadáveres, prática mantida até os dias atuais. Além dessa, também há no local a representação da “Oração do Cadáver Desconhecido”, de Karl Rokitansky, de 1876, ressaltando o significado de usar eticamente os cadáveres para o ensino. 


O principal destaque tecnológico fica para a mesa RBD, junto com o software CADAVR, que permite aos alunos combinarem a tecnologia com o uso de óculos de realidade virtual, aumentando o aprendizado e enriquecendo ainda mais o novo ambiente.


O coordenador da disciplina de Morfofisiologia Humana Medicina, professor da componente Anatomia Humana, Vinícius de Moraes também expressou sua satisfação e feedback positivo com as mudanças, destacando a modernização do espaço, climatização adequada e layout propícios para alterações pedagógicas, incluindo o uso de roteirização de aulas práticas, tendo uma facilidade maior para alcançar os objetivos propostos nos momentos de ensino. 


Para a pró-reitora acadêmica, professora Moema Chatkin, com a nova estrutura, a UCPel visa proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem mais agradável e enriquecedora na área da morfologia, buscando combinar inovação e tradição, enquanto mantém o compromisso com o ensino de maior qualidade possível.


Redação: Nátalli Nott Bonow

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?